04/08/2004

Árvores classificadas - Teixos


Teixo com 700 anos - Bragança- fotografia © DGF *
Teixos (Taxus bacata L.) classificados de "Interese Público" :

  • Teixo de cerca de 700 anos classificado em 1974 - Lugar da Tranguinha (em frente ao Albergue Distrital de Bragança), freguesia de Stª Maria, Bragança.
  • Teixo classificado em 2000 -Quinta de S. João., freguesia de Teixoso, Covilhã
  • Teixo multissecular, classificado em 1953- Solar de Stª Rita, Seia
  • 2 teixos classificados em 1968 e em 2000-Jardim Braancamp Freire, Pena, Lisboa.
  • Teixo de cerca 200 anos -Quinta do Senhor da Serra, freguesia de Belas, Sintra.
    • (Fonte: *Árvores isoladas, maciços e alamedas de Interesse Público, 1995 e 2003-Instituto Florestal; obras que podem ser pedidas na Biblioteca da Direcção Geral dos Recursos Florestais.)

      4 comentários :

      Anónimo disse...

      ja agora podem recomendar alguma bibliografia especifica da flora de tras-os-montes?

      vitorsilva
      http://no.weblog.com.pt

      ManuelaDLRamos disse...

      Por acaso não tenho nada específico sobre o assunto a não ser algumas páginas dispersas em obras de carácter mais alargado, como por exemplo o capítulo "Flora e Vegetação" da autoria de Ana Paula Rodrigues e Carlos Aguiar, no livro- Parque Natural de Montesinho (de João Azevedo Editor, Mirandela, 1998).
      Quem sabe se contactando o Jardim Botânico da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro)que tem uma exposição permanente sobre o tema (ver em
      http://home.utad.pt/jardim-botanico/Por/educacao/flo_trmo.htm)consegue alguma informação mais completa? Se encontrar alguma obra interessante sobre o assunto por favor comunique, sim? ;-)

      Anónimo disse...

      olá, foi bom saber da existência deste maravilhoso Teixo, bem como apreciar o majestoso tronco graças à vossa foto. Ficou a vontade de poder fazê lo mais de perto, ao vivo onde eu possa sentir um pouco da sua energia. Já agora, sabem dizer me qual será o Teixo mais antigo do mundo? Anabela Ramos - Lx - be62@hotmail.com

      Anónimo disse...

      Existe um Teixo classificado pela DGF, que não está na listagem deste blog e que se situa na Quinta do Loureiro em Loureiro de Silgueiros, Viseu. Crê-se que é anterior à nacionalidade, ou pelo menos contemporâneo da fundação desta quinta cuja referência mais antiga se situa no séc.XII. Na mesma quinta encontram-se também classificadas duas tílias, uma sequóia e um eucalipto.