16/09/2004

O que é um carrapiteiro?

.
Pilriteiro em flor (Crataegus monogyna ) no Parque da Cidade -Porto. Agora já está com pilritos.

Desde há uns dias que ando a pensar no «carrapiteiro em flor» do texto de Vitorino Nemésio aqui publicado, e não cheguei ainda a nenhuma conclusão satisfatória.

1- Quando li a palavra associei-a imediatamente ao pilriteiro mas, surpreendentemente, não encontrei carrapiteiro em nenhum dos dicionários disponíveis à mão, nem on line.

Por esta última via obtive duas referências, nomeadamente uma, na pág. do ambiente da Escola e.b 2,3 de Avelar (em Ansião-Leiria) que exibe a fotografia de um "carrapiteiro". Parece um enorme pilriteiro mas a fraca definição da imagem não permite confirmar(e tb. não consegui contactar os responsáveis).

2-No Apostilas aos dicionários portugueses de A.R.Goncalvez Viana (Lisboa: Livraria Clássica editora, 1906), pode ler-se a informação (veiculada pela 'criada' do autor, natural da Chamusca) que carrapiteiro «designa, no Riba-Tejo, a roseira brava» (p. 244, tomo I). (Nos dicionários, por ex. no de Cândido de Figueiredo -mas não no Houaiss-, com esse significado encontrei apenas carrapito).

3- Carrapateiro -com a na 3ª sílaba-, em alguns dicionários, designa a planta do rícino e também a "pereira brava", sendo o m. q. catapereira/o.

4- Na Etnografia Portuguesa de J. Leite de Vasconcelos, fonte da minha ideia original, aparece «...pilriteiro ou carapeteiro...» (Tomo II, p.58).

5- Mas para carapeteiro, em Cândido Figueiredo, lê-se «Espécie de pereira-brava» (para além de mentiroso...); e no Houaiss: «Variedade de carapeto (pereira brava)», assim como «árvore fantástica que aparece em brasão de armas, com sete ramos dispostos como os braços de um menorá, e que representa, para alguns heraldistas, a pereira brava.»

6-Numa das páginas do Jardim Botânico da UTAD relativo ao projecto de criação de um Parque Temático Agro-florestal, carapeteiro aparece com efeito como sinónimo de pilriteiro (Crataegus monogyna Jacq.)

E mais não encontrei...
Muito gostava que o «carrapiteiro em flor» do Nemésio fosse um pilriteiro, o tal que dá pilritos... mas pode tratar-se da roseira brava (Rosa canina), ou da pereira igualmente bravia ( Pyrus bourgaeana/P. pyraster). Se alguém souber... Talvez algum amigo dos Açores nos possa informar.
. .

4 comentários :

Anónimo disse...

na foto este exemplar parece ser igual há laranjeira mexicana...será?

ManuelaDLRamos disse...

Apesar da flor à primeira vista parecer (já folha é bastante diferente e nos pilriteiros é caduca) não se trata da mesma planta. Pelo que pude averiguar o arbusto que dá pelo nome de "Mexican orange" e que científicamente se chama "Choisya ternata", pertence a outro género e a outra família diversos do pilriteiro.
(Cf.:
http://www.floridata.com/ref/C/choi_ter.cfm
http://www.aujardin.info/plantes/choisya_ternata.php)
Deve cheirar muito bem ;-)

nunobark disse...

na zona onde vivo (concelho de Abrantes) "carrapiteiro" e "pilriteiro" são sinónimos que designam a espécie "Crataegus monogyna"

Anónimo disse...

Na zona onde vivo (murtede-cantanhede) é conhecido por : carrapiteiro e por estripeiro (este ultimo nome talvez devido aos grandes picos que a planta tem)