03/09/2004

Sobreiro centenário - Monchique


Foto : manueladlramos 0408 - Quercus suber na Serra de Monchique um ano depois do fogo

Esta árvore, localizada no Barranco dos Pisões, em Monchique (muito perto do conhecido plátano) foi classificada de interesse público em Maio de 2002, tendo sido completamente queimada pelo fogo de Setembro de 2003. Apesar de em alguns ramos surgirem uns tufos de folhinhas verdes, o prognóstico é muito reservado. As paisagens prósperas desta serra transformaram-se em negro desalento!

4 comentários :

Anónimo disse...

Tenho vindo a seguir este blog desde há algum tempo. Nunca fiz nenhum comentário, faço-o agora: este blog trata assuntos muito, muito interessantes e é extremamente original. Gosto imenso de vir aqui passear.
Alguém

Anónimo disse...

há uns tempos atrás cruzei-me com um site (http://www.terravista.pt/AguaAlto/1907/oliveira.htm) onde era referida a existência de uma oliveira bimilenária.

"Esta oliveira tem mais de 2000 anos, pertence à família Oleacea, ao género Olea L. e à espécie Olea europaea L. var. europaaee e está parasitada por uma Olea europaea L. var Sylvestris Brot. Ou seja um zambujeiro.

Está localizada no Concelho de Tavira, Freguesia de Santa Luzia, no Aldeamento Turístico de Pedras del Rei, aproximadamente a 120 m a norte da recepção da aldeia turística e mais precisamente entre as vivendas 46B e 48A."

alguém faz ideia se ainda existe?

vitorsilva
http://no.weblog.com.pt

ManuelaDLRamos disse...

Sim, essa oliveira ainda existe(ver -http://dias-com-arvores.blogspot.com/2004/07/rvores-monumentais-do-algarve.html)!

ManuelaDLRamos disse...

Mais vale alguém do que ninguém ;-)