04/12/2004

Áceres do Japão

...

Foto: mdlr 0311 - Acer japonicum nos Jardins do 'Palácio'


0412
São dois os Acer japonicum que se destacam no jardim da entrada principal do Palácio de Cristal. Agora, no início de Dezembro, apenas um deles mantem ainda a folhagem vermelha contrastando com os verdes das japoneiras e do rododendro.
Esta pequena árvore (ou grande arbusto) originária das montanhas do norte do Japão (e que no Outono é motivo de regozijo pelo espectáculo da sua beleza >) só chegou à Europa na segunda metade do séc. XIX, apesar de ter sido descrita por Carl Peter Thunberg (1743-1828) na sua Flora Japonica, em 1784. (Este botânico sueco, que tinha ocupado o lugar de cirurgião na primeira embaixada holandesa ao Japão, manteve, durante dois anos em Nagasaki, um viveiro onde cultivou plantas vindas de todo o país. Cf. Jacques Brosse, Larousse des Arbres et des Arbustes, 200o)

7 comentários :

Anónimo disse...

eu gosto muito deste acer ;)

cristina

Anónimo disse...

outras cores: na Rua António Granjo, logo à entrada, há um pequeno jardim (parece que pertence ao Liceu Alxandre Herculano mas não pude confirmar porque os portões estavam fechados e os muros são altos), um laranjal :)

cristina

ManuelaDLRamos disse...

;-)Por falar em outras cores -já foste ver a ginkgo?

Anónimo disse...

fizeste bem lembrar Manuela, já lá não passo há umas semanas. mais logo vou espreitá-la ;-)

descobri uma gingko muito bonita, ainda jovem, em frente ao cemitério prado do repouso. tem ainda muitas folhas e o modo como os ramos se estendem é lindo.
e há uma outra, creio que a rua se chama da pena, é aquela que vem do campo alegre até d. pedro v. aí na esquina, encostada a uma outra árvore há uma gingko tão formosa :)

cristina

ManuelaDLRamos disse...

Sim! está amarela amarelinha... um espanto! ainda ontem quando passei por lá de carro, parei para a admirar!

Anónimo disse...

Há mais gingko's, jovens mas prometedoras, na Av. da Boavista, junto ao hospital militar, e na rua Cândido dos Reis.

Maria

ManuelaDLRamos disse...

Estou a pensar em algum leitor mais curioso a pensar lá com os seus botões: ora vejamos os comentarios que há sobre áceres... Surprise! Aqui fala-se de ginkgos! Mas o melhor é deixar os próximos comentarios sobre as ginkgos e as ginkinhas ;-) para o post que vou mandar very soon!