23/12/2004

Estrela de Natal


Fotos: pva 0412 - Jardim Botânico do Porto

Apreciámos já várias candidatas a "árvore-de-Natal", espécies que se destacam por naturalmente se fazerem acompanhar das respectivas bolinhas. A planta da foto traz o enfeite que faltava: uma estrela, de um vermelho natalício que faz empalidecer o dourado das outras. Parece feita de folhas que nasceram afogueadas, como labaredas em estado sólido. Está a tornar-se entre nós planta típica de Natal, embora não goste de frio. Daqui a uns anos, e tal como aconteceu noutros tempos com pinheiros, abetos e piceas, teremos nos nossos jardins alguns destes arbustos já com bom porte?

Conhecida vulgarmente por estrela-de-Natal ou poinsettia - em homenagem ao naturalista J.R. Poinsett, primeiro embaixador americano no México, que divulgou no século XIX as qualidades ornamentais desta planta - é um arbusto mexicano que pode atingir 3 metros de altura, da família das euforbiáceas, de que o Jardim Botânico do Porto contém um exemplar bem desenvolvido no canteiro das suculentas. No inverno formam-se brácteas rubras, que lembram folhas, em volta de flores pequeninas de cor amarela, sem dúvida um modo caprichoso mas económico de se embelezar. O nome científico é Euphorbia pulcherrima; o epíteto específico, superlativo do latim pulchru (belo), alude à formosura deste arbusto quando em floração. Esta ocorre em resposta à duração dos dias, beneficiando das noites longas próximas do solstício de Inverno. As flores pouco duram depois de desabrocharem; as brácteas podem manter-se coloridas por vários meses.

E aqui está uma planta que se veste a preceito para a nossa festa, calorosa como um abraço.

5 comentários :

ManuelaDLRamos disse...

No Algarve (onde já vivi) também se vêem destes arbustos nos jardins e quintais (E é provável que existam também noutros sítios). "Nochebuena" é como lhe chamam no México.

Anónimo disse...

Euphorbia pulcherrima - Euphorbiaceae, notável arbusto mexicano.
Muito difundido no Brasil, onde floresce intensamente e é muito usado como "flor" de potes, em vasos plásticos pretos, ornamentando mesas em Congressos e outros eventos.
Como nomes populares, "Flor-de-Papagaio", "Bico-de-Papagaio", embora este último muito a desejar como descritivo.
As cultivares "amarela" ou a "branca" também muito chamativos, também têm sido muito produzidos por aqui.

Anónimo disse...

Olá!
Tenho uma estrela-de-natal, num vaso, que já comprei no Natal de 2005.
Continua linda, apesar de nunca mais ter ficado com folhas vermelhas.
Acho que ela está a precisar de mudar de vaso, pois este é pequenino.
Alguém me sabe dizer qual a melhor altura para fazer a mudança?
Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde,
gostaria de saber em que altura do ano se pode mudar de vaso?

Anónimo disse...

Sobre esta planta têm bastante informação util aqui:

http://bolotasguardadas.blogspot.com/2006/01/planta-do-natal-euphorbia-pulcherrima.html

TRouxe uma agora para casa e sao realmente mto belas!
Fiquem bem!