24.3.05

Madeira certificada?

Na sequência da acção da Greenpeace e da Quercus tentando impedir, na passada 3ª feira, a entrada no porto de Leixões de um barco com um "carregamento de madeira proveniente de empresas envolvidas em abate ilegal e destrutivo na Amazónia", e do seu apelo "lançado aos consumidores portugueses para comprarem apenas madeira certificada, contribuindo assim para travar a importação de madeira abatida ilegalmente." (Ler notícia no Público e actualização no Ondas 2) tomei consciência que pouco ou nada sei sobre este problema.

Madeira certificada? O que é?

Segundo uma página da Quercus em que se denunciava outro caso relacionado com madeira ilegal (em Maio de 2004) : «FSC é o sistema de certificação Forest Stewardship Council. O rótulo FSC é a única garantia de que a madeira é proveniente de florestas bem geridas. É o único sistema internacional de certificação a oferecer um mecanismo transparente de monitorização desde a floresta até ao consumidor final, uma característica fulcral para prevenir produtos florestais ilegais.»

«Forest Stewardship Council -a non-profit organization devoted to encouraging the responsible management of the world's forests. FSC sets high standards that ensure forestry is practiced in an environmentally responsible, socially beneficial, and economically viable way.»

Realmente, quem não sabe é como quem não vê! Alguns sítios para saber um pouco mais:

2 comentários :

Anónimo disse...

Óptimo trabalho de pesquisa. Muito útil. Mesmo para os que já tinham ouvido falar. Boa Páscoa. Octávio Lima (ondas2.blogs.sapo.pt)

Anónimo disse...

Mais informação aqui:
http://www.quercusambiente.org/pages/defaultArticleViewOne.asp?storyID=962