29/03/2005

Matosinhos celebra o dia da árvore


Foto: pva 0503 - Populus sp. - Matosinhos

Embora em certos casos se compreenda, não é boa conduta mentir às crianças. Mas o que é mesmo feio e indesculpável é a mentira institucional que o calendário das efemérides renova cada ano. Exemplo máximo é o dia da árvore, em que os adultos (sobretudo os que detêm o poder autárquico) encenam pelo arvoredo um apreço que não sentem nem praticam, encorajando cada criança a plantar a sua árvore. Descontando que esta altura do ano, com as árvores a emergirem do repouso vegetativo, não é a indicada para plantações, e dando de barato que algumas delas até sobrevivem, não seria preferível revelar às crianças o mais que provável destino das suas árvores? Tragam-nas, por exemplo, a visitar, para seu espanto e edificação, estes 48 choupos à frente da Câmara Municipal de Matosinhos:

- Oh senhor presidente, mas estes paus são mesmo árvores? Por que é que não têm folhas nem ramos?

- Não têm ramos por enquanto, mas vão ganhar muitos ramos quando as folhas rebentarem.

- Nunca tiveram ramos, é? Só agora é que vão ter? A professora nunca nos falou de árvores a crescerem a direito assim sem ramos.

- Já tiveram ramos, mas foi preciso cortá-los. É que senão as árvores cresciam de mais, tapavam o sol, e sujavam tudo.

- Mas se afinal as árvores são tão más, por que é que nos mandam plantá-las?

3 comentários :

Anónimo disse...

Tenho como tu, muitas criticas à plantação de árvores no dia da árvore, mais de metade das árvores que vejo serem plantadadas, e acho que estou a ser optimista, nesse dia vejo-as secar no próprio ano.
Há uma solução se as pessoas insistirem em plantar árvores a 21 de Março, é plantarem árvores envasadas há pelo menos uma ano.
Agora para platarem árvores com raízes nuas como pretendem seia melhor em 21 de Dezembro.

ManuelaDLRamos disse...

É uma boa ideia essa dos vasos, pelo menos para quem quiser manter essa data, pelo simbolismo de ser o início da Primavera. 21 de Dezembro não é talvez a melhor altura pois as pessoas já andam com a freima do Natal e sobretudo a miudagem já está em férias e longe da Escola... Há quem advogue o dia 23 de Novembro por ser o dia da floresta autóctone. Nos States em que esta tradição do Arbor Day já é mais do que centenária, cada estado tem a sua data de celebração de acordo com as características climáticas.

Anónimo disse...

Olá, se tiverem tempo visitem
http://br.groups.yahoo.com/group/planetaazulporto
ou contactem por planetaazulporto@yahoo.com.br


Gostaríamos de contactar com aluém do blog "Dias Com Árvores"; existem a nosso ver outras árvores no Porto (cidade) a merecerem classificação urgente.