29/05/2005

Goiaba-serrana



Foto: pva 0505 - Acca sellowiana no Palácio de Cristal (Porto)

Esta mirtácea (a terceira da semana), também conhecida por feijoa, é uma árvore sul-americana muito semelhante à goiabeira, tanto na flor como no fruto, que é também usado para compotas. Infelizmente parece não frutificar em Portugal, conforme a experiência aqui relatada na primeira pessoa; mas as pétalas são uma delícia.

12 comentários :

greenman disse...

Eu também gosto muito das pétalas e do ar farfalhudo e rico dessas plantas. São muito bonitas.
Obrigado por me deixar diáriamente vir espreitar o seu jardim.

http://musgoverde.blogspot.com/

Paulo Araújo disse...

Obrigado pela simpatia.
Venha daí a sugestão. A Manuela (que é quem trata dos "templates") depois dirá se gosta dela ou não.

ManuelaDLRamos disse...

ola marco pode enviar sua sugestao para a caixa do correio, eu logo a submeterei ao CAT (conselho de apreciacao dos templates;-)
caro zooexotico, gostei muito da varanda. A Wendy tambem é linda!

Ponto Verde disse...

Belissimas imagens cheias de poesia, gostava de saber também pôr duas fotos nas postagens do A-Sul, mas falta o engenho e arte! parabéns e obrigado pelas "reciprocidades".

Anónimo disse...

Para quem não quiser ficar só pelas pétalas, saibam que no Jardim Botânico de Coimbra a feijoa frutifica e muito!
Roberto Leite

Maria Carvalho disse...

Mmmm, que boa notícia! Já estamos a preparar uma visita longa ao J. Botânico de Coimbra, até porque a goiabeira que vegeta junto ao muro do segundo terraço deve estar também em flor...

Anónimo disse...

olá eu passei por esta pagina e achei engraçada, e li o seu comentário em relação a esta especie de goiaba (goiaba ananás).
Esta especie necessita de um macho e femea para frutificar talvez por isso não consiga com que ela dê os frutos! Nao sei se ja é do seu conhecimento qualquer das maneiras aqui fica a minha deixa!

Anónimo disse...

A feijoa frutifica em Portugal, pelos menos na região norte, onde vivo!

Anónimo disse...

Olá a todos.
Parabéns pelo vosso blog, é muito interessante e útil.
Gosto muito desta planta, é muito bonita como ornamental e as pétalas e os frutos são deliciosos.
Sim...eu disse os frutos...no Jardim Botânico do Porto, existem uns 5-6 exemplares e todos frutificam. Os frutos são de pequenas dimensões, mas estremamente deliciosos e perfumados.

Marília Conceição

Paula disse...

Boa noite, eu estava na net à procura precisamente de receitas de goiaba.serrana, pois há 4 anos que tenho no meu jardim uma árvore destas, sem saber. Veio no meio de metrosideros. Quando dei por ela, estava carregada de umas bolinhas verdes, tamanho de ovos, sem saber o que era perguntei ao jardineiro, que me disse ser uma Feijoa. Depois de feita a pesquisa na net sobre ela, todos aqui em casa começamos a comer, são frutos deliciosos, mas são muitos, então este ano começou já no inicio de Setembro a largar frutos... pena que ainda não existam receitas para aproveitar. Mesmo assim arrisco a fazer compota. Isto para dizer, que sem qualquer tipo de cuidado ou conhecimento da minha parte, a árvore resolveu presentear-nos com este fruto magnifico, bem como a sua flor..

Anónimo disse...

eu tenho uma enorme e dá sempre fruta é tipo goiaba mas alongada

Deolinda Revez disse...

No Jardim Botânico de Lisboa (Politécnica) está uma carregada de frutos. No outro dia passei e estava o chão pejado deles. Parece que são precisas mais que uma árvore para a polinização. Não sei colocar fotos, senão punha.