15/07/2005

A "árvore vermelha" da rua Faria Guimarães

.

Rua Faria Guimarães- Corymbia ficifolia em flor (julho 2004)

Mais uma árvore de fazer parar o trânsito ... E pare que vale a pena: encontra decerto lugar em alguma transversal desta rua (neste troço quase transformada em via rápida) para arrumar o carro; admire esta Corymbia ficifolia e aproveite para um passeio na Quinta do Covelo que fica logo à frente.



Conhecida por "eucalipto-de-flor-vermelha" ou "red flowering gum", esta mirtácea era classificada como Eucalyptus, até meados dos anos 90, altura em que foi incluída no género Corymbia então criado.

Fomos alertados por F.O. que há um "placard" de pedido de obras na casa à qual pertence. Vamos a ver o que conseguimos inquirir sobre o futuro que se reserva a esta bela "corímbia"!
.
.

9 comentários :

Ponto Verde disse...

Fantastico.

Anónimo disse...

Esta espécie tem a particularidade de nem sempre ter as flores vermelhas. De facto, há quem as compre em pequenas, de viveiro, e fica decepcionado com a flor que pode ser pálida ou mesmo branca. Este exemplar é, realmente, uma labareda de fogo (triste metáfora, eu sei) impressionante...

c disse...

fui vê-la hoje ? é linda :)

descobri uma outra (notável também), na Rua Pero de Alenquer, quase junto ao cruzamento com a Marechal Saldanha (encostada a um edifício amarelo)

mrg disse...

Pois é! Também eu não me deixo de surpreender todos os dias quando a vejo, exuberante na sua vermelhidão, a romper entre o cinzento da rua. E também eu fiquei em pânico quando há dias reparei no aviso com o pedido de licenciamento de construção... Sobretudo quando consegui ler "emparcelamento" na placa (do prédio da direita com o da esquerda?...). Parece-me já ouvir o Ideafix a chorar...

setesois disse...

Passo frequentemente por esta árvore mas acho que nunca a "vi" com olhos de ver. A rotina assim nos obriga a olhar em frente, sempre apressados. Foi depois de descobrir este blog que passei a olhar e ver as árvores da cidade. :-)

ManuelaDLRamos disse...

Ao número da porta- 768- não está atribuido nenhum número de telefone, segundo informações da PT. Será que me podem informar qual o nº de licenciamento da obra? (Não poderei passar por Faria Guimarães antes do fim de semana e gostava de inquirir junto da CMP.)

Anónimo disse...

A árvore com dias contados:((
Amanhã de manhã, provavelmente, desaparecerá esta belíssima árvore que alegra o meu amanhecer todos os dias. Não se poderá fazer mesmo nada para preservar este belíssimo exemplar, mudando-o de sítio? Só mesmo nesta cidade!

pedrw disse...

A árvore ainda continua lá ou foi arrancada ?

Paulo Araújo disse...

Essa árvore foi mesmo arrancada em 2008.