01/08/2005

Feijoa


Foto: pva 0507 - fruto de Acca sellowiana - Quinta da Bonjóia, Porto

Em cada fruto a morte amadurece,
deixando inteira, por legado,
uma semente virgem que estremece
logo que o vento a tenha desnudado.

Eugénio de Andrade, As mãos e os frutos (1948)

40 comentários :

Anónimo disse...

Fiquei supreso. Ando à muito tempo a tentar que as minhas feijoas frutifiquem, existem variedades que têm flores hemafroditas e outras que não, as que tenho em tamanho de florir, nenhuma frutificou e agora vejo essa aí no Porto. Podes dizer em que condições em que está a feijoa? á sombra ao sol? Em terreno plano? Em terreno inclinado, e se está sobre que direcção(norte, sul....)está?
E pedindo um favor supremo, se por acaso passares por lá quando o fruto estiver maduro, metê-lo dento de um plástico e enviares para Lisboa? Desculpa o abuso..

Paulo Araújo disse...

Olá Filipe. Esta árvore, que já antes tínhamos notado mas só há pouco identificámos, está num terreno plano (patamar ajardinado). Pelo menos a sul não está protegida do sol; do outro lado existem algumas camélias de altura semelhante que a resguardam um pouco. Pelo porte e rugosidade do tronco, a árvore (ultrapassou já em muito o porte arbustivo) deve ter uma idade muito respeitável. Com certeza que te envio o fruto. Quando achas que ele estará pronto a ser colhido?

Anónimo disse...

Os frutos das feijoas são sempre verdes e têm cerca de 4 a 5 cm, em verdes são duros e quando amadurecem ficam ligeiramente moles, a polpa é esbranquiçada, o sinal mais evidente é quando vires algum no chã, é sinal de que estão a amadurecer. Mais duas perguntas, essa feijoa está sozinha ou tem mais alguma ao lado, e se tiver as do lado também tem fruta? Obrigado pela pronta resposta, eu agora estou já em férias, mas vou espreitando , um abraço

Paulo Araújo disse...

No mesmo jardim não há nenhuma outra feijoa. Em qualquer caso, esta árvore não deu muitos frutos. A foto foi tirada no domingo; daqui a uma ou duas semanas passo lá outra vez. Por favor manda a tua morada para o endereço dias-com-arvores@sapo.pt

Maria Carvalho disse...

Os frutos maiorzinhos estão agora com cerca de 2.5cm. A árvore tem mais de cem cálices de flor inchados, a prometerem bons frutos. Se os passarinhos não os comerem todos, teremos colheita muito proveitosa...

Anónimo disse...

tenho uma Feijoa com 9 anos.Esta com 2,5 mts altura.E unica,embora tenha outras fruteiras.Produz centenas de frutos,apesar dos pardais que se metem na copa deitarem abaixo muita flor.Apenas esta protegida do Sul pela m/garagem e começou a produzir a serio ao 5 ano.Esta em Alfena (10 kms do Porto)

Joaquim Cravo disse...

Quando era criança um senhor amigo oferecia-me todos os anos uns frutos a que chamava maracujás. Eu deliciava-me a come-los! Estretanto morreu e acabaram-se os maracujás. Contudo na memória ficou registado o sabor, para mim, magnífico, dos frutos. Há cerca de 15 dias vi a vender num supermercado os tais frutos e comprei uma embalagem. O cheiro era inconfundível e o sabor, apesar de ainda verdes, foi logo identificado. Fiquei a saber tambem o nome: feijoas.
A minha pergunta é: vivo no Alentejo e tenho um quintal onde gostaria de ter uma dessas árvores ou arbustos, (não sei bem) onde poderei comprar? como se reproduzem? os frutos que comprei parece nao terem sementes para se poder tentar reproduzir.
Desde já o meu obrigado e aguardo alguma noticia.

Paulo Araújo disse...

Temo não o poder ajudar muito. A feijoa é uma árvore sul-americana que parece dar-se bem em território português (pelo menos no Porto e em Cascais, o que já é uma amostra significativa). No Porto as árvores que conhecemos (no Palácio de Cristal, na Quinta de Bonjóia, no Jardim Botânico e em Villar d'Allen) dão frutos que amadurecem em Agosto/Setembro. Os frutos têm em geral muitas sementes.

É provável que nos jardins botânicos lisboetas exista também esta árvore, e ninguém levará a mal se colher uns poucos frutos. E esta é a altura certa para o fazer.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Não conhecia esta árvore/arbusto e numa visita a um viveiro aqui em Santarém vi uma Feijoa à venda (Acca Sellowiana) como não conhecia andava a pesquisar aqui na net e encontrei este blog.
Para quem procura uma árvore destas poderá encontrá-la num viveiro.

Anónimo disse...

Olá,
Em Junho comprei uma feijoa em flor e plantei-a no quintal atrás da casa, onde apanha sol de manhã e à tarde; espalhei o pólen com os dedos e um pincel. Agora tem 5 frutos.
Isabel - Nelas

Anónimo disse...

viOlá amigos!Aqui está mais um do clube das feijoas.Meus caros,possuo 2 exemplares adultos que produzem centenas senão milhares de frutos por ano.O seu aroma é inconfundível e o sabor magnífico.O fruto pode ser convertido em compota ou quase em tudo que a nossa imaginação nas sobremesas se disponha.Estão dispostas no terreno ao sol aberto,abrigadas do norte uma vez que moro em Espinho e aqui o vento norte é fogo!..As plantas podem ser adquiridas num bom horto.Já tentei reproduzi-las por mergulhia mas não obtive resultados.Tentarei fazê-lo por semente.A rega é importante no verão após floração e o terreno deverá ser enriquecido com adubo orgânico de preferência(folhas,relva aparada e seca,etc.Atenção,estas plantas só frutificam passados mais de 3 anos e atingem o tamanho normal e ideal lá pelos 5.Portanto,há que ter fé.A planta além de ser bonita é um excelente arbusto ou árvore de jardim uma vez que é de folha persistente.Também possuo banana que produz com bons resultados bem como ananases e araçás.É tudo uma questão de dedicação persistência e fé.Uma boa tarde para esta família das feijoas. Luis Filipe

Anónimo disse...

Tenho uma Feijoa em S. Pedro de Sintra que plantei pequenina há uns 4/5 anos e desde há 3 que dá nesta altura muitos e muitos frutos, cada ano maiores. Faço todos os anos uma poda grande e mesmo com flor corto-lhe o ramos pendentes. Está num local soalheiro onde apanha grande vento mas pelos vistos não lhe faz mal. Como este ano tenho ainda mais frutos vou tentar fazer compota.

Anónimo disse...

Boa noite. Tenho uma feijoeira perto de Aveiro, com cerca de 100 anos. Dá milhões (mesmo) de frutos todos os anos, em Outubro/novembro. A árvore é magnifica, enorme. A copa tem um diâmetro de 30 metros

Unknown disse...

Ha 2 anos houve um evento no EUROPARQUE / Sta. Maria da Feira e alugamos alguns arbustos entre os quais estavam as feijoas floridas. No Horto de Ovar existiam muitas.

Beijokas disse...

Acabei de plantar uma em Vila Real. Estes primeiros 5 anos vão parecer uma eternidade. Onde comprei existem muitas à venda. Deixo aqui o endereço http://viveirosvalter.com/index.php?categoria=feijoa

Carvalhais disse...

A minha curiosidade levou-me a pegar num fruto que ia para o lixo, por estar pisado. Como o aroma era fantástico, cortei-o ao meio e deixei-o a secar. As moscas da fruta, sugaram-no todo e então, às sementes que restaram, coloquei-as num vaso. Penso que nasceram todas. Reenvasei planta por planta e já tenho 2 plantinhas no quintal. As outras dei-as aos meus colegas, mas ainda lá tenho algumas. Agora vou acompanhar o seu crescimento e esperar pelos frutos.

Anónimo disse...

Olá sou de Tomar, e gostaria de saber qual é o nome da Feijoa que se auto-poloniza?

Anónimo disse...

OLá
Tenho duas feijoas, plantei por curiosidade porque já haviam me falado de que o sabor deste fruto era muito delicioso. Já tenho há 3 anos e só este ano é que deu frutos. Fiquei maravilhada com a mãe natureza, mas somente rego. Engraçado, o meu pai já estava a reclamar pq não dava fruto. Mas a natureza nos surpreendeu. Moro em santa Cruz -Madeira e penso que o clima aqui é ideal para este tipo de árvore.

Paula disse...

Boa noite,
fiquei agradavelmente surpreendida com toda a informação que encontrei sobre esta árvore, pois tenho uma no jardim há 1 ano e está carregada de frutos! O mais engraçado é que o jardineiro plantou-a pensando ser uma outra muito parecida (que não me recordo o nome). Agora quando lhe perguntei que árvore era esta (pois tinha um fruto estranho) ele disse que era uma feijoa e que veio por engano... adorei o engano, mas sou completamente leiga no que diz respeito a este fruto, só após pesquisa percebi que a cor é verde mesmo quando estão maduros e então toca a provar, amei o fruto e tenho intenções de plantar mais... resumindo, os frutos mais comuns, como morangos, mirtilios etc, não dão nada e esta árvore "rara" está carregada de frutos!

Fiquei fã :)

vera porto disse...

- Olá moro no Brasil na cidade de Valinhos, S.Paulo, no ano passado comprei duas arvores, me disseram que era mirtilo, mas agora depois de um ano começaram a produzir e vi uma fruta estranha para mim, então fiquei sabendo que era feijoa, fiquei encantada pois aqui ninguem conhecia a feijoa, parece que a podução vai ser grande, apesar de ter somente um ano que foi plantada.

manuel silva disse...

Olá..daqui cidade dos arcebispos, plantei uma feijoa a aproximadamente 8 meses, já tinha uma altura de cerca de 1 metro. Está c/muito bom aspeto, embora ainda não tenha dado qualquer fruto. Estou ansioso por poder degustar esse fruto magnifico.

Silvex

Daniel Feliciano disse...

Olá a todos,

Fiquei bastante curioso em relação à Feijoa, gostava de experimentar semear esta planta, qual a melhor altura para semear? Alguém me poderia arranjar umas quantas sementes? Ou se alguém souber onde posso comprar as sementes, também agradecia.

Muito obrigado e parabéns pelo blog

Daniel Feliciano
(danielaurelio@gmail.com)

Lucinda Fontes disse...

Olá. Já conhecia o fruto mas não sabia nada sobre esse, nem como se chamava, fiquei satisfeita por saber algo mais da feijoa k tanto gosto do sabor. Tenho quintal e quero uma árvore dessas.

Enrice disse...

Boa tarde.
acabei de comparar uma feijoa, mas agora estou num dilema: Posso plantar agora sem a tapar por causa da geada? ou terei de a tapas?
por outras palavras: a feijoa é sensível à geada?
moro no centro interior de Portugal e no inverno há épocas de muita geada e isso pode matar algumas árvores enquanto são pequenas. como a feijoa é uma arvore de folha persistente não sei se ela aguenta o gelo sem problema, como as nespereiras,loureiros,... ou se não aguenta e pode morrer.
agradecia a quem soubesse que me pudesse esclarecer. obrigado

Maria da Luz disse...

Olá,

A feijoa gosta de ambientes com pouco sol eproteção do vento. Pode semear um fruto num tabuleiro largo com terra, e se tem geadas deve resguardar quando começar a sair da terra. Deverá deixa-la assim até fevereiro do proximo ano e só então transplantar.

Anónimo disse...

alguem me pode informar porque razão as folhas mais novas e recentes da minha feijoa vão secando, aparecem novas bonitas por baixo dessas, mas depois de alguns dias vão secando tipo nas pontas..noto umas manchas meio castanhas/laranjas em algumas folhas mais velhas..estranho as folhas aindaa muito jovens começarem a secar pelas pontas..e logo abaixo voltam a nascer novas e assim sicessivamente..que se passará? Obrigado.

Coordenadora do projecto disse...

Olá, tenho uma Fijoa plantada no meu jardim aqui na terra onde nasceu Portugal (Guimarães. Tem apenas 3 anos. No 1ºano não deu qualquer flor, no seguinte apenas deu 2 frutos, este ano está com imensas flores, espero pelos seus frutos que são uma delícia. ´Não tenho qualquer cuidado com ela, de verão é regada todos os dias e está todo o dia ao sol. Alguém me sabe dizer se se consegue reproduzir por alporquia? Obrigada
Maria Fernanda

Dulce disse...

Eu cá não tenho nenhuma feijoa mas até gostaria de ter... uma amiga tem e já tentou por estaca, tentou secar o fruto e semear, mas não conseguiu. Não me parece nada fácil conseguir a sua reprodução. Eu cá vou aproveitando-me da generosidade alheia e comendo umas quantas. Um dia destes fiz uma calda de açucar com feijoas e adorei o sabor. Já lhe juntei a aguardente para fazer licor e agora estou ansiosíssima pelo resultado

Unknown disse...

bom dia so hoje soube que havia este blogue sobre as feijoas na quinta que trabalho existe uma feijoa e ela está plantada sem que tenha qualquer lado protegido e resistente as geadas e neve porque já nevou aqui várias vezes e ela não se ressentiu e também é unica este ano é que vou tentar embalsar vários rebentos para ver se eles criam raizes para tranplantar

Anónimo disse...

Eu gostava de ter uma planta feijoa e não sei onde encontrar agradecia que me informa-se onde posso adquirir uma

mario joao freire disse...

Bom dia
Comprei uma na horta do campo grande em lisboa

Ana Khaky disse...

Se alguém tiver muitos frutos e não se importar de me enviar sementes de um ou outro que estejam maduros demais para consumo, num envelopezinho, gostava muito de semear (Anakhaky@gmail.com). Os meus pais têm um grande quintal nos Açores, mas é proibido levar plantas vivas no avião. Sementes tenho a certeza que consigo levar :) tenho sempre imensa sorte a semear árvores a partir do fruto, e o clima lá é excelente para este tipo de frutos. Muito agradecida a quem possa entrar em contacto ;)

Unknown disse...

Eu já semeei duas vezes e não nasceram nenhumas já não tenho mais sementes mas este ano vou deixar amadurecer mais os frutos e vou tentar novamente

Ana disse...

Olá
vivo em Gondomar, arredores do Porto
Alguém me diz onde posso encontrar um pé para plantar??
Ou alguém de perto teria a gentileza de me vender um pé de feijoa??
Queria muito pelas suas propriedades nutritivas mas não sei mesmo onde procurar inclusive o fruto...
Obrigado a quem puder ajudar :-)
lourenco.ana@gmail.com
um abraço

Sansoni7 disse...

Olá Ana
Procure no Hoto das Enxurreiras na Circunvalação em frente á Sede da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Cumprs e boas culturas

Jorge Santos disse...

Olá
Moro em Avelar zona centro do país, tenho uma Feijoa há bastante tempo cerca de 6 ou 7 anos. Sempre que chega a primavera este arbusto que já tem mais de 2 metros de altura enche-se de lindas flores, muitas flores,... Fico sempre na expetativa de a ver carregada de frutos o tempo vai passando as flores vão desaparecendo e como todos os anos fica sem dar frutos.
Já estive quase a cortá-la e arrancá-la, mas algo me diz que talvez seja para o ano...
E é assim vou esperando ansiosamente todos os anos...Alguém me sabe dizer porque é que isto está a acontecer? Será uma Feijoa brava?, Será falta de algum adubo especial? Será que precisa de muita água? Será que a tenho de a polinizar?
Obrigado a quem me puder ajudar.
Jorge Manuel Santos

Unknown disse...

P. F. A minha feijoa esteve talvez entre 2 a 3 anos sem dar frutos mas dava flor. Eu gostaria de saber se precisa de poda, e se existe algum segredo para manter mais frutos, enquanto pequenos tem muita quantidade, agora que estão prontos para colher tem
+ou- 1 dúzia. Já agora isto no conselho de Viseu. Obrigada, boa sorte para quem tem as plantas.

Anónimo disse...

A Feijoa
A Feijoa deve o seu nome ao botânico que dinamizou a sua cultura, João da Silva Feijó. A feijoa adapta-se bem a climas frios e não é necessário ser protegida das geadas. Também é conhecida por Goiaba Serrana ou Goiaba Ananás. Pode ser comprada em Coimbra na Feira dos 23, onde vários viveiristas a vendem. Esta feira funciona todos os meses nos dias 7 (sete) e 23 (vinte e três). Se estes dias calharem a um domingo é antecipada para sábado. Cada planta custa cerca de 5 euros. Para além do fruto até as pétalas das flores são comestíveis. A planta é Auto fértil, mas até pode ser vantajoso ter mais uma para a polinização cruzada, pois as flores são lindas mas não atraem muitos insetos.. O fruto amadurecido por vezes cai mantendo-se são e pronto a ser degustado. Tenho uma na zona de Nelas numa quinta em zona fria, virada à serra de Estrela e que produz frutos. As geadas não danificam esta planta. Vivo em Coimbra. Este ano aconteceu que a feijoa que aqui tenho tinha muitos frutos ainda pequenos e caíram todos, julgo que foi devido aos dias de chuva intensa. Parece-me que a feijoa não gosta de muita água, nem requer muitos tratos.

Unknown disse...

Já tenho uma feijoa há mais de cinco anos e nunca deu flor. É normal?

Unknown disse...

As folhas da minha feijoa caíram quase todas de um dia para o outro o que pode ter acontecido