26/09/2005

Avenida dos Aliados


Avenida dos Aliados- 23 de Setembro de 2005
.
Muita gente pensa, por ouvir dizer, que a Avenida dos Aliados já está totalmente destruída e que o processo é, eventualmente, irreversível! Incorrecto!
Para já "apenas" arrasaram* completamente a maior zona ajardinada (perfeitamente visível nesta e nesta fotografias) e que estava já entaipada há anos por causa da construção da estação do Metro- entre a Praça de Humberto Delgado e a zona ajardinada das estátuas.
É só para lembrar.
(Ler aqui o que alguns candidatos à Câmara Municipal do Porto dizem sobre o projecto de "requalificação" deste local emblemático da cidade.)
..

2 comentários :

Anónimo disse...

A "requalificação" dos Aliados é vítima de um certo provincianismo português que endeusou Souto de Moura e Álvaro Siza.
Não está, obviamente, em causa o valor destes profissionais. Mas poderá vir a estar. Principalmente se continuarem a "papar" projectos e a impingir a estática em detrimento da dinâmica, o inerte em detrimento do orgânico, o solavanco em detrimento da transformação, uma arquitectura de linhas em detrimento de um arquitectura de paisagem...

V.M. disse...

Estive no POrto nos últimos dias. Estive nos Aliados. Com mais tempo do que é habitual apreciei o POrto. Cheguei à conclusão de que se "ESTE RIO NãO PÁRA", o Porto morre. O Porto está a cair de podre. andei por montes de ruas e travessas no centro e está tudo a cair. Os Aliados perderam muito encanto. São agora uma rua normal, feia com prédios bonitos,cheios de lojas de 300 ou similares. Tudo piorou no Porto nestes últimos anos. Que pena! O porto é (era) uma cidade muito bonita e vai cair