02/11/2005

Para que os cemitérios se convertam em bosques...

.
(a propósito da data de hoje e de um artigo publicado no jornal Le Monde dia 30/10)
Imagens de INDEX: THE WORLD ARENA FOR FUTURE DESIGN AND INNOVATION
«Bios é uma urna funerária fabricada com materiais biodegradáveis: casca de coco, turba compactada e celulose. No seu interior encontra-se uma semente de uma árvore, que se pode substituir por outra semente, rebento ou planta adequada ao lugar eleito. Quando a urna se planta, a semente germina.
A urna Bios transforma o ritual do enterro numa regeneração e num retorno à vida através natureza. Os cemitérios convertem-se em bosques.
Floco de Neve* foi enterrado numa urna Bio em 23 de Abril de 2004 e está a transformar-se numa árvore africana Calodendrum capense no Zoo de Barcelona.
Desenhado em 2000 por Gerard de Moliné. (...) »
(in Azuamoline -site dos designers Martin Ruiz de Azua et Gerard Moliné- que vale a visita)

*Floco de neve ou melhor "Floquet de Neu, un dels símbols de la Ciutat de Barcelona..." era um gorila albino, único da sua espécie, que viveu durante 36 anos no zoo da capital catalã.

4 comentários :

jardineira disse...

ashes to ashes, dust to trees... : ) bonito!

jpcoutinho disse...

pronto, talvez muito técnico este blogue, mas fala-me da natureza e como conhecimento não ocupa lugar... olhar uma flor, ou uma árvore sempre é melhor que um prozac... parabéns aos autores deste lugar fresco ... aqui temos que ter tempo pra olhar
um @braço

Francisco del Mundo disse...

Gosto sempre de cá vir, mas gostei particularmente deste post... Acho que gostava de ser àrvore...
Abraço

Anónimo disse...

Já que falamos em árvores, em morte e em algo depois dela, então vejam também isto ( http://www.biopresence.com/ ) que encontrei aqui( http://blog.uncovering.org/archives/2005/11/vida_eterna.html#more ).

Árvores com ADN humano!!!!