27/01/2006

Elegância oriental



Fotos: pva 05 - Chaenomeles japonica

Como as magnólias de folha caduca, o arbusto-marmeleiro, de origem japonesa e chinesa, floresce no Inverno antes de exibir a folhagem nova. Vemo-lo agora de ramos espinhosos pintalgados de flores vermelhas, cor-de-rosa, cor-de-salmão ou brancas sem pedúnculo e com cinco (como é usual na família Rosaceae) pétalas redondas.

Incluídas inicialmente no género Cydonia, também oriental mas de flores solitárias, (de que a espécie C. oblonga produz os frutos com que fazemos a marmelada), as plantas do género Chaenomeles têm folhas glabras de bordo levemente serrado (as de C. oblonga são penugentas na face inferior) e frutos arredondados (e não em formato de pêra como o marmelo) muito adstringentes, embora também se usem em compotas e licores pois contêm mais pectina que as maçãs e mais vitamina C que os limões.

Curiosamente, por confusão de origem desconhecida, o epíteto japonica está associado à espécie de flores rosa ou carmesim que é contudo a chinesa Chaenomeles speciosa; a verdadeira Chaenomeles japonica, mais rara, orgulha-se das suas flores cor-de-laranja e frutos pequeninos.

1 comentário :

Anónimo disse...

E pronto ... lá venho eu passear pelas vossas flores e árvores, ao fim de exaustivas vistas sobre a desolação da cidade. Bem hajam (não se usa? é o que sinto, amigos)
Bom fim semana
EP