15/03/2006

Begónias-de-Inverno


Bergenia crassifolia

Estão agora em conjuntos bem desenhados por todos os passeios que foram bafejados com a sorte de um canteiro. São exemplares de Bergenia, género com muitos híbridos e cultivares, que aprecia o frio mas não desdenha de um nicho soalheiro. Homenageiam o início antecipado da Primavera e o botânico alemão Karl von Bergen (1704-59), autor de Flora Francofurtana (1750), um catálogo detalhado das plantas da região de Frankfurt, com índice remissivo (componente rara em compêndios portugueses actuais...)

Da família Saxifragaceae, esta herbácea é nativa dos Himalaias e Sibéria mas, apesar da neve, é vivaz e multiplica-se facilmente por divisão dos rizomas. As folhas da espécie crassifolia, a da foto, são de textura espessa como de couve, ovaladas e largas como orelhas de elefante; espraiam-se, atapetando o solo, mal o sol espreita. As inflorescências são erectas e têm pedúnculo longo elevando as panículas cima da folhagem quase rasteira.

A designação vernacular portuguesa é chá-da-Sibéria em alusão à tradição asiática de preparar infusão das folhas que são ricas em tanino.

5 comentários :

Anónimo disse...

Outros nomes ;-)
Couve de Nossa Senhora (br.)
oreja de oro
Hortensia de invierno
bergénie (à feuilles charnues)
elephant ears
soikkovuorenkilpi
hou ye yan bai cai

o último é chinês, o penúltimo não sei que lingua é, mas vou tentar memorizá-lo. Será finlandês?
S. de (Sementinha ;-)

Maria Carvalho disse...

Obrigada! Oreja de oro é "orelha de urso"? Urso é melhor que elefante, não me lembrei dele senão teria sido esse o bicho puxado (ao texto) pelas orelhas... Couve de Nossa Senhora é que não entendo...

Anónimo disse...

Então não parecem mesmo umas couvinhas ?! (tirando as flores claro)Oro? no lo se. S (de Sementinha ;-)

Maria Carvalho disse...

Parecem couvinhas sim, mas «de Nossa Senhora»?!

Anónimo disse...

Bem, aqui em Portugal tamos todos abençoados por Fátima, não é?
E o povo é quem mais ordena, se lhe quiser chamar couves de Nossa Senhora, ora essa, façam favor. Ou outros legumes!
(Riso)
EP