12/05/2006

"Algodão das árvores"

.
.
Populus spp
De novo no tempo do "algodão das árvores"!
À falta de neve no Inverno, temos esta "folheca" na Primavera.
adenda - E atenção, estas sementinhas voadoras dos choupos não são responsáveis pelas "alergias" dos pólens! Como se pode ler no boletim da Rede Portuguesa de Aerobiologia, são outras as plantas que neste período se encontram em época de polinização:
«Região Norte- Durante a semana de 6 a 12 de Maio serão de esperar elevadas concentrações de pólen atmosférico salvo nos dias em que ocorra precipitação prolongada a qual provocará uma redução temporária das concentrações de pólen atmosférico. Os tipos polínicos presentes na atmosfera pertencerão particularmente aos tipos Quercus spp. (carvalhos), Pinaceae (pinheiros e cedros), Urtica (urtigas) e Poaceae (gramíneas). Para os restantes tipos polínicos serão de esperar baixas concentrações. (...)
Por todo o país continuar-se-á a registar um aumento das concentrações de pólen de Olea europaea (oliveira), Poaceae (gramíneas), Plantago spp. (tanchagens) e Chenopodiaceae-Amaranthaceae (quenopódios e bredos). (...)»
Fonte SPAIC (via Blog dos Bichos)

1 comentário :

Anónimo disse...

E as pombas vão aproveitando; vejam como a Natureza não se esquece de as alimentar. Não será altura de deixar de sacudir a toalha à janela sujando áreas comuns de prédios com o pretexto de que é para as pombas? É tanta a quantidade e qualidade do alimento que o Criador providenciou para as aves!