12/06/2006

Tília- árvore histórica e lendária

.
«Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas, dotada de uma longevidade pouco vulgar, a tília, como o carvalho, é uma árvore histórica e lendária. Para Siegfried, herói dos Nibelungos desempenha o mesmo papel nefasto da mãe de Aquiles ao pousar a mão sobre o calcanhar do seu filho; efectivamente, Siegfried tornado invulnerável por um banho de sangue, morreu de uma ferida nas omoplatas, no local onde no momento do banho, se fixara uma pequena folha de tília.

Como o ulmeiro-campreste, a tília é uma imponente árvore venerada no centro das povoações e frequentemente plantada en renques nas áleas dos parques e jardins públicos. Até à 2ª Guerra-Mundial, a cidade de Berlim orgulhou-se da sua Unter den Linden (Sob as Tílias), uma magnífica alameda de cerca de 1 km de extensão flanqueada por filas destas árvores seculares. »

In Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais, Seleções do Reader' s Digest (Lisboa ,1983)

Foto: Tílias no jardim Casa das Artes- Porto 04.04
(Em breve: A metamorfose de Filira)

6 comentários :

LFV disse...

Obrigado Dias com árvores, obrigado Manuela. Sou leigo em tudo, mesmo quando manifesto alguma pueril sensibilidade. Mas a tília, de que nada sei, fascina-me. Pelo ritmo próprio a que cresce, pela imponência do porte, pela magestade do aspecto, pelo sublime do perfume. E pelos efeitos do chá.

Anónimo disse...

Caro LFV, como nao falo das flores ... ainda nao lhe tinha dito nada. Mas o seu "pedido" levou-me a sítios fascinantes. Graças a si deixei de ser leiga em histórias associadas às tílias (em breve contarei mais uma ;-)
Obrigada

Rosa disse...

Conte,conte Manuela, mais histórias fascinantes das Tílias mágicas.

Rosa disse...

E eu quando(se)conseguir uma fotografia à altura da "minha" Tília mostro.

Anónimo disse...

Já agora, acrescento que o título daquela cançoneta que andava na moda há algum tempo atrás, "Dragostea din tei", significa "O amor sob as tílias". Lembro-em também que a famosa "madalena" de Proust era acompanhada de chá de tília.

Só uma correcção a uma pequena gralha no texto: é "Unter den Linden".

Já agora: não é Siegfried?

Anónimo disse...

Obrigada pelos reparos ;-)
A cancao que refere ate ja tem um artigo na wikipedia que aqui deixo por curiosidade.