03/10/2006

Tristes choupos

revisitados - a propósito das obras de requalificação da Avenida de Mouzinho de Albuquerque na Póvoa de Varzim.
Segundo notícia vinda ontem a público,«(...) o arranque será, todavia, especialmente traumático para quem aprecia o corredor frondoso formado pelas 108 árvores (sobretudo choupos) que serão abatidas. Mendes Leal disse que a intervenção prevê a colocação de 77 espécies "mais apropriadas" (pimenteiras-bastardas, castanheiros-da-Índia, catalpas, plátanos e magnólias) e a grande maioria também terá uma dimensão razoável, ficando as raízes inseridas em caixas subterrâneas. (...)»

Poderá com efeito ser eventualmente traumático para quem aprecia a sombra, mas não para quem gosta realmente de árvores. Para os que como nós ficam doentes com o triste espectáculo daqueles choupos repetidamente mutilados por podas inadequadas, a sua remoção vai ser um alívio!

E, evidentemente, espera-se que as espécies escolhidas para a rearborização da zona sejam mais apropriadas. (Mas plátanos, senhor vereador? Não irão repetir a asneira que se fez cá no Porto ainda há bem pouco tempo? )
.

8 comentários :

Fatima Vinagre disse...

Nem mesmo com a repetida mutilação dos choupos me convencem! Levaram anos a ser o que são hoje. Ao menos podiam tentar replantá-los noutro local (mesmo que fosse mais isolado!).
Quanto à escolha dos plátanos é uma asneira e das grandes! Bj

Anónimo disse...

A leitura do Dias com árvores deveria ser obrigatória por parte de todas as autarquias... Mas a iliteracia impera...

Anónimo disse...

Se optarem por essas espécies todas vai ser uma festa. Então plátanos com as raízes inseridas em caixas subterrâneas??????Uiiii!!! Estou a ver que o sr. vereador tem muito para aprender acerca dos plátanos. Aliás, um arruamento com esta expressão merece uma só espécie e não uma "festa botânica". Experimentem escolher plantas autóctones ou neste caso da Póvoa, espécies tolerantes ao clima marítimo como as que têm sido postas noutras ruas já requalificadas da Póvoa!
*Rita
PS. Tive que escolher anônimo porque não há opções para quem não tem blogs.

Anónimo disse...

Ola e obrigada por comentarem.
Rita- quem nao esta inscrito no blogger pode comentar escolhendo "other/outro" e preencher apenas um campo relativo ao nome (um dos dois que nessa opcçao podem ser preenchidos). A

Repórter M disse...

Manuela, gostamos de a ter como passageira no Comboio Azul.
Achei curioso o comentário, vindo de quem nos ensina a admirar, no Dias com Árvores, a beleza de outros forasteiros como as palmeiras e os jacarandás(que confesso com vergonha, só conheci através do vosso blog apesar de me cruzar diariamente com um na Companhia Aurifícia). Suponho que tal como as árvores, o que nos interessa é que mesmo não sendo "nossos", os jogadores sejam capazes de se adaptar ao nosso clima e dêem bons frutos... pensando bem, no futebol e na biologia tenho a mesma postura: proteger o que é nosso, sem que isso me impeça de admirar espécies exóticas ;-)

Anónimo disse...

lol lol - Vou responder lá na sua carruagem...
anuela

Aldina Duarte disse...

e se lhes escrevesse a lembrar desta questão, que duvido que saibam ou se lembrem?... Não é pelso senhores é por nós todos!

Até sempre!

Anónimo disse...

ok. obrigada pela dica