27/12/2006

Balanço de 2006



Esta estrada atravessa o interior da ilha Terceira na direcção sul-norte, ligando Angra do Heroísmo à vila de Biscoitos. A poucos quilómetros de Angra, e cobrindo a via com o toldo imenso das suas copas entrelaçadas, deparamo-nos com os metrosíderos da Quinta da Nasceágua. Foi num passeio a pé em Outubro que conheci a quinta e as suas árvores. No dia seguinte, então de bicicleta, planeava ir mais longe na mesma estrada: pelo menos até à Lagoa das Patas, para visitar a floresta de criptomérias.

Cem metros a subir por uma ladeira não muito íngreme elucidaram-me cabalmente sobre o vigor da minha pedalada; a bicicleta, alugada para uma tarde, foi devolvida ao fim de quinze minutos. Noutra latitude e noutro século as duas rodas foram o meu meio de transporte diário, mas tantos anos sem dar à perna não se recuperam numa tarde. Além de ser uma amostra de ingenuidade (não tenho que ser severo comigo próprio!), esta história fornece, e não só para meu uso pessoal, o mais fiel balanço do ano que vai terminando: em 2006, houve uma estrada que quis percorrer e não percorri.

Mas em 2007, de bicicleta ou a pé, é certo e garantido que a estrada não me escapa.

2 comentários :

Anónimo disse...

Caro Paulo Araújo
Não podia deixar escapar esta oportunidade sem lhe dizer que disponho de várias fotos tiradas na Lagoa das Patas na Terceira, em Agosto passado.
E aprendi o nome das árvores que compõem aquelas florestas que se vêm em áreas significativas, na proporção do tamanho da ilha.
Naquela lagoa há lá espécimens fabulosos.
BOM ANO de 2007 a toda a equipa do dias-com-arvores
...Boas pedaladas!

Paulo Araújo disse...

Meu caro:

Muito obrigado pela oferta. Claro que estou interessado em ver as suas fotos; por favor envie-as para dias-com-arvores(at)sapo.pt (hei-de visitar a Lagoa das Patas, mas não de bicicleta...)

Um óptimo 2007 também para si.