02/05/2007

Em chama



Calliandra e Brunfelsia em flor - Rua S. João de Brito (Porto)
Ao pé do Romeu e Julieta, um arbusto em chama vermelha.

No Verão de há dois anos perguntaram-me se conhecia as "acácias vermelhas" bastante comuns nas ruas e jardins de algumas cidades de Moçambique. Não sabia que árvores ou arbustos pudessem ser e presumi tratar-se desta bela ornamental de vistosos estames vermelhos que está agora em flor: uma Fabácea pertencente à subfamília Mimosaceae (ou Mimosoideae) do género Calliandra (do grego kalli = belo e andros = masculino, referindo-se aos estames coloridos; tal e qual como os Callistemon), mais concretamente, e salvo erro, uma Calliandra tweediei, originária da América do Sul. No Uruguai, por exemplo, chamam-lhe Plumerillo rojo ; na vizinha Espanha tem o belo nome de Arbusto de la llama .

Mas a Ver veio esclarecer que muito provavelmente as "acácias rubras" de Moçambique são Delonix regia, espécie também conhecida por flor-do-paraíso, pau-rosa e flamboyant (fonte). Pertence como a Calliandra à família das Fabáceas (ou Leguminosae) mas a outra subfamília: Caesalpinioideae

6 comentários :

Rosa disse...

Manuela,
Acho que as famosas Acácias-rubras de Maputo são as Delonix regia, são realmente uma lenda viva de que todos os habitantes daquela cidade se orgulham.Ás folhas são muito semelhantes às das acácias deve ser por isso que recebem este nome.

ManuelaDLRamos disse...

Muito obrigada pelo esclarecimento. Já corrigi ;-)

Anónimo disse...

Eu também passei nesta rua e não pude deixar de apreciar esta beleza que aqui é fotografada. Na mesma rua vale e pena ver os Acer's que, com um grande atraso em relação à maior parte das árvores desta cidade, também querem entrar na Primavera; mas parecem tão desajeitados, uns ramos já têm folhas outros ainda estão despidos.

Paulo Araújo disse...

Justamente pelo atraso na nova folhagem é que acho os Acer platanoides uma má escolha para a arborização de ruas - e pior ainda num local como os Aliados, onde as árvores são tão necessárias para disfarçar aquele deserto.

JSC disse...

A brunfélsia tb é conhecida pelas gentes mais populares da cidade, como árvore do Porto (do clube)!!!
Só reparei nisso quando uns jardineiros vieram a minha casa e tratavam a dita brunfelsia do meu jardim por, a "árvore do Porto".
J.

Azinheira disse...

Julgava que as Acácias rubras eram mesmo Acácias da família das Mimosas, sempre a aprender! Vou tentar incluir uma foto de uma que tirei em Telavive (não consegui, como se faz, alguém sabe?). Em Maputo são maiores por serem mais antigas, as da Rua Friedrich Engels, junto ao Miradouro, nesta altura do ano devem estar cheias de flor (hummm ...suspiro com saudades...).