25/05/2007

Can't - miss - it


Consolida ambigua, Parque de Avioso (Maia)

Enquanto não surgem as flores, a Consolida ambigua (ou Delphinium ambigua), originária da Europa, África e Ásia, é simplesmente uma herbácea com folhas muito recortadas em filamentos longos, que lhe dão o nome francês pied d'alouette (pé de cotovia). Mas por altura da Páscoa as inflorescências erectas (em latim consolida) obrigam a uma nomenclatura mais ajustada:

(a) Quando as flores começam a abotoar, uma sépala em formato de espora dá-lhes a aparência de golfinhos elegantes - e delphinium deriva do grego delphinos, golfinho. A preferência dos mais cépticos nesta interpretação vai para a designação inglesa larkspur e a portuguesa esporas.

(b) Mal as flores abrem, uma pétala é mais notória ao centro e desenha, com matizes de cor, um coelhinho, de orelhas redondinhas e narizito típico. Agora a flor merece outro nome, e os ingleses optam por Easter bunny flower.

Não admira que o epíteto específico seja ambigua, dada a incerteza na escolha do que de facto identifica esta planta. Que gosta de sol e canteiros de terra rica, permeável e irrigada com frequência e, sendo anual, se multiplica apenas por sementes, devendo a semeadura ser feita no Outono para que a floração ocorra na época dos coelhos.

2 comentários :

Paulo disse...

Mais uma flor lindíssima que nos dão a conhecer. Obrigado.

Anónimo disse...

Na minha terra chamam-se "esporas"
Lena