23/05/2007

Onde está

...Lineu?

Quem o descobre nesta gravura do seu
Hortus Cliffortianus* ?





*Esta obra basilar (de seu título completo Hortus Cliffortianus: plantas exhibens quas in hortis tam vivis quam siccis Hartecampi in Hollandia coluit G. Clifford) onde o autor já utiliza consistentemente o sistema binominal de nomenclatura > é uma espécie de catálogo ilustrado das plantas "vivas e secas" das estufas, jardins e herbário da propriedade que George Clifford > possuía perto de Haarlem, onde Lineu trabalhou entre os anos de 1735 e 1737.
..
Celebração do tricentenário do nascimento de Lineu > Linnaeus 2007

Foto de Manuela D.L.Ramos (exemplar pertencente ao fundo antigo da Biblioteca do Departamento de Botânica da UP )

6 comentários :

Peg solo disse...

o lineu deve ser aquele escondidito ali do lado esq do quadro assim como quem nao quer a coisa e com pose de "wally". acertei?

Anónimo disse...

Não acertou não ;-)

Paulo Araújo disse...

O Lineu é «a figura de Apolo que arranca o manto da ignorância»: é pois esse jovem seminu com um arco ao peito e uma tocha (a luz da ciência) na mão esquerda. Só não entendi uma coisa; ou melhor, não entendi muitas coisas, mas uma é especialmente preocupante. A ignorância é a senhora com coroa no centro da gravura?

bettips disse...

Pois é, seguindo os links da Manuela e sem preguiça, muito se aprende! E assim percebi Linnaeus e a figura do meio: "a santa ignorância" em que se vive, havendo tanto para saber! Abç

Anónimo disse...

A senhora não é a ignorância...

Apolo ou Febos, deus da luz, patrono das ciências afasta (não arranca) da face da Natureza/Terra o manto da ignorância e ilumina-a.

(Acho fascinante a sua ideia de posar quase nu para esta gravura. Lineu na altura tinha 29/ 30 anos!)

Paulo Araújo disse...

Com o dobro dessa idade talvez já não quisesse repetir a pose...

"Arranca" parece-me melhor do que "afasta" como tradução do "throws off" que aparece no texto de que dás o atalho. Mas é claro que cada um pode interpretar o gesto de Lineu / Apolo (que na verdade não parece nada brusco) como entender.