14/01/2008

Osmanthus heterophyllus




No caminho para os scones (quando os há) da sala-de-chá de Serralves, junto a uma das entradas laterais, chamam agora a atenção dois arbustos em flor muito perfumados. Pelo porte, devem fazer parte do plano de arborização original do parque. De hábito semelhante ao de um exemplar de Osmanthus fragrans (o jasmineiro-do-imperador, cujas flores são usadas para aromatizar chá) que vimos na Casa de Campo em Celorico de Basto, e de um outro de O. delavayi dos Kew Gardens, há contudo aspectos que nos permitem distingui-los: na folhagem de O. heterophyllus podem coexistir dois formatos, folhas de margens simples e outras espinhosas como as do azevinho; e as flores são brancas e mais vistosas, com dois estames pronunciados como pequeninas pás. Seguem-se-lhes bagas azuis do tamanho de azeitonas.

O género Osmanthus tem cerca de 15 espécies da Ásia (quase todas chinesas) e uma da América do Norte, próximas das do género Phillyrea e da Picconia azorica, planta endémica nos Açores mas em perigo pela desmatação intensa a favor do gado. Há registo de variedades chinesas de O. fragrans com flores amarelas ou cor-de-laranja, e o mito, com origem na dinastia Ming, de outra de flores vermelhas.

Esta planta representa na China o 8º mês do ano, está associada à Lua (cujas sombras desenham, segundo a crença chinesa, um jasmineiro-do-imperador), e portanto ao mérito literário, e é descrita pela palavra gui, nobre.

6 comentários :

patologista disse...

E que sorte termos Serralves, nesta nossa cidade!
Por coincidência publiquei ontem uma imagem dos jardins de Serralves (só não tenho o conhecimento necessário para saber o nome das árvores em causa).

Paulo Araújo disse...

Já fomos ver o seu blogue (bonitas fotos!), mas não conseguimos identificar a árvore que fotografou. Pode ser que quando a virmos de perto se faça luz.

Maria Carvalho disse...

Uma boa noite de sono e tudo ficou mais claro: são folhas de pereira.

bettips disse...

Falha-se uns dias... e perfuma-se todo o cinzento com as notícias de última hora, sobre dinastias e fases da Lua. Neste jornal da nobre-terra-mãe. Obg

patologista disse...

Obrigado pela informação.
E por gostarem das minhas fotos.

BCas disse...

Fotos muito bonitas. Gostaria de de ver estas árvores de perto e principalmente de sentir o odor das flores.
É um aroma muito usado na perfumaria. Elisabeth /www.perfumesbighouse.blogspot.com