13.3.08

Picão-bravo


Galinsoga parviflora - em todos os canteiros livres

Galinsoga - Weeds, ironically and punningly named Gallant Soldier in England, commemorating Mariano Martinez Galinsoga, 18th-century Spanish doctor in Madrid, whose botanical accomplishments match the smallness of their flowers.

parviflora - with small flowers

William T. Stearn's Dictionary of Plant Names for Gardeners (1996)

2 comentários :

Anónimo disse...

Tenho esta plantinha no meu quintal. Gostaria de saber se é uma planta comestível ou se é planta medicinal e como se usa. Alias estou pesquisando todas as plantinhas que nascem espontaneamente no meu quintal e tirando fotos delas. Muitas vezes temos plantas comestíveis e medicamentos bem pertinho e não sabemos, não é? Vejo com muita tristeza o rápido desmatamento do nosso planeta...
Neste site: http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Galinsoga_parviflora.htm diz que é uma erva medicinal. Propriedades medicinais: cicatrizante, estimulante.
Indicações: cólica, erisipela, escorbuto, icterícia, inchaço abdominal e uterino, inflamação, mioma.
Obrigada pelas informações.
Sol

Maria Carvalho disse...

O livro Plantas Medicinais no Brasil, de Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos (Instituto Plantarum, 2008) informa que esta planta é ocasionalmente empregada em medicina popular mas que são poucos os estudos feitos no sentido de validar esse uso. «O chá de folhas e ramos é usado no tratamento caseiro de problemas broncopulmonares. São-lhe também atribuídas propriedades vulnerária, antiescorbútica e digestiva. As folhas aquecidas e aplicadas directamente na área afectada, servem de cataplasma em caso de contusão.»