09/05/2008

Malva de frutos redondos



Sphaeralcea "Hyde Hall" - Kew Gardens

Situado nas proximidades da vila de Chelmsford, no condado de Essex, a nordeste de Londres, Hyde Hall é uma propriedade de 146 hectares onde funciona um dos quatro jardins-modelo mantidos pela Royal Horticultural Society. Ocupando antigos campos agrícolas de solos empobrecidos, exposta a ventos frequentes e beneficiando de escassa precipitação, a propriedade estava longe de reunir as condições ideais para o jardim que lá começou a ser criado em 1955 - mas que hoje é a prova viva do que a persistência, o gosto e o saber podem fazer em jardinagem e paisagismo. (Para quem, como nós, nunca visitou Hyde Hall, eis o apontador para uma visita virtual.)

A Royal Horticultural Society também se dedica, nos seus jardins, ao desenvolvimento de novas plantas, e a que mostramos hoje, fotografada nos Kew Gardens em Maio de 2007, é um dos quase 300 cultivares registados pela sociedade. A sua semelhança com as malvas e os hibiscos é notória, e por isso não espanta que ela integre a família das malváceas. O nome Sphaeralcea refere-se a essa semelhança (alcea provém do nome grego para malva) e alude ainda ao frutos globulares que a planta produz.

O género Sphaeralcea, que inclui cerca de 60 espécies entre herbáceas e pequenos arbustos, é maioritariamente originário das regiões quentes da América do Norte.

5 comentários :

eduardo b. disse...

«Escassa precipitação» quer dizer exactamente o quê, se não é indiscrição?

Paulo Araújo disse...

Escrevi essa frase por causa desta outra que encontrei referente ao jardim: «Hyde Hall is in an area of Essex that has very low rainfall, and this factor combined with the soil conditions and exposed nature of the site makes it a challenging area to garden in.» Mas certamente esta low rainfall ou escassa precipitação terá que ser contextualizada - não será comparável à do Sara, mas talvez à do Alentejo ou de Trás-os-Montes. Contudo, devo confessar que não consultei registos estatísticos.

E com tudo isto fica a dúvida a roer: se calhar a pergunta é metafórica, e não merece resposta tão toscamente literal. Mas, se for metafórica, é mesmo uma indiscrição.

Anónimo disse...

No texto sobre o reservatório de água eles são mais específicos.

"Hyde Hall is located in one of the driest parts of the UK, with an average rainfall of 600mm - less than Beirut and Jerusalem."

Luís Corte-Real

eduardo b. disse...

600 mm pode não ser grande coisa, mas não nos podemos esquecer que Londres tem mais ou menos a mesma precipitação que Lisboa (700mm), a sua distribuição ao longo do ano é que é mais regular. Ou seja, desconfio que se estão a queixar de barriga cheia.

(Sim, era uma mesmo uma indiscrição. Agora deu-me para isto).

bettips disse...

Feita "flower hunter", sem escrever livros, lá fui espreitar "o deserto" que tão humildemente (aprecio o Royal Taste...) jardinaram desde 1955 num lugar que não "seria apropriado"!
Lembro a Quinta das Conchas e Lilases, bem perto do Alvalax... e o abandono...
Enfim, países!
Abçs