03/06/2008

Tabaco-jasmineiro



Nicotiana alata

Portugal no século XIX vivia, como descreveu Eça de Queiroz, «curvado sobre a carteira da escola, bem aplicado, com a ponta da língua de fora, fazendo a sua civilização, como um laborioso tema, que ele vai vertendo dum largo traslado aberto de fronte – que é a França. Quem dependurou ali o traslado para que Portugal copiasse, com finos e grossos? Talvez os homens de 1820; talvez os românticos da Regeneração.» Três séculos antes, contudo, era Paris que recebia daqui o figurino, a euforia e os caminhos do prazer. Jean Nicot (1530-1600) foi a meio do século XVI embaixador de França em Lisboa e, em 1560, enviou tabaco (Nicotiana tabacum) do Brasil para Paris, com informação sobre o seu vasto uso medicinal. Daí até ao vício foi o tempo dum suspiro.

A Nicotiana alata é uma planta anual sul-americana, de floração efémera, usada em jardim por ter flores muito perfumadas. E, tal como o tabaco, o tomate, a batata, o pepino ou o pimento, contém nicotina, sobretudo nas folhas que, nalguns países do Médio Oriente, chegam a ser misturadas com as da N. tabacum. Intriga-nos que, deparando-nos com esta planta e ainda sem lhe saber o nome, não tivéssemos desejado enrolar, secar e fumar voluptuosamente um par de folhas. Entendemos que, havendo lume, um cenário de ócio pode ter estimulado a descoberta do cigarro. Mas qual deles terá levado alguém a fumar? Faltava-lhe uma peça de um puzzle a meio de uma tarde chuvosa de domingo? Procurava coragem para um encontro, ou serenava pouco antes de uma batalha? Tinha acabado de saborear um prato de caracoletas em receita não tradicional?

Não sabemos. Certo é que nesse dia a planta não estava em flor, ou hoje fumaríamos pétalas e seríamos apenas viciados em beringelas.

3 comentários :

Anónimo disse...

Estou encantada em saber que esta é mais uma brasileirinha ou sul americana que anda pelo mundo enfeitando jardins! saudações!

Maria Carvalho disse...

Olá Lucia. Esta planta gosta de frio, do tipo ameno que há no sul do Brasil, e em parte do Uruguai e Argentina. Por isso floresce animada na nossa Primavera-tiritante, ou Inverno-primaveril, que parece ter-se instalado definitivamente entre nós.

Anónimo disse...

O Tabaco ou irmão gemeo é planta comum nos jardins de flores anuais e bi-anuais na Franca, jardins que iniciam na primavera, em epoca de frio ameno como vce. diz... Me surpreendeu saber que é sulamericana. Aqui o clima também esta fora do ritmo...