16/06/2011

Anémona de outros bosques


Anemone nemorosa L.

Além dos sinos azuis, há outras plantas de filiação nórdica que em Portugal nunca avançaram muito para cá da fronteira galega. Uma delas é a Anemone nemorosa, espécie de que as duas ou três populações existentes no planalto de Castro Laboreiro são as únicas que se conhecem em território nacional. A existência da anémona-dos-bosques em Portugal só foi confirmada em 1999 pelos botânicos Francisco Barreto Caldas, João Honrado e Henrique Nepomuceno Alves. Até então tinha havido uma história de equívocos remontando a Brotero, que identificou como sendo A. nemorosa a planta que hoje designamos por A. trifolia subsp. albida, e que é mais ou menos frequente no norte de Portugal. De facto, as duas anémonas têm aspecto semelhante, são ambas de floração temporã, e comungam uma preferência por bosques caducifólios húmidos. A distinção entre elas faz-se sobretudo pela folhagem: as folhas da A. nemorosa têm margens marcadamente lobadas, a ponto de por vezes os três folíolos se converterem em cinco (como na foto).

Estas poucas plantinhas que encontrámos com certa dificuldade, em dia de chuva — e as flores da anémona entristecem irremediavelmente com um aguaceiro —, são uma importante achega à nossa plena integração europeia. Antes de 1999, éramos, com a Islândia, um dos dois países europeus onde a Anemone nemorosa nunca tinha sido avistada. Depois disso ficou a Islândia sozinha sem as suas anémonas e com os seus vulcões. Até que a economia, pressurosa, veio restabelecer, com o défice no PIB e a bancarrota, os laços de penúria entre os dois países.

2 comentários :

James disse...

passei uns tempos na Alemanha e reparei imediatamente na existência desta Anemona nemorosa por toda a parte...tudo quanto é jardim a tem. Nunca a tinha visto por cá e pensei mesmo em trazer algumas e tentar plantar cá no jardim. No meu blog falei varias vezes dela, mas talvez seja neste post que elas se apresentam mais bonitas: http://jamesjardimsuspenso.blogspot.com/2011/03/floresta-do-schloss-augustusburg_9237.html

Paulo Araújo disse...

Muito bonita essa visão da Floresta do Schloss Augustusburg, com as anémonas e as florinhas roxas (Delphinium ou Consolida?). As pequenas populações portuguesas desta anémona nunca chegarão a formar uma paisagem comparável. Mas poderiam ter feito melhor figura para a foto se eu as tivesse apanhado em dia de sol.