30/09/2011

A cantar de galo

Rhinanthus minor L.
O povo chamou-lhe galo-de-crista mas, pensando melhor, mudou para crista-de-galo. O nome científico (do grego rhinos + anthos, isto é, flor nariguda) e um dos adoptados em inglês (cockscomb) também realçam o formato acapelado da flor. E, na arrumação que têm vindo a fazer da família Scrophulariaceae, os taxinomistas decidiram transferi-la para a Orobanchaceae, certamente incentivados pela parecença, sobretudo nas flores, com algumas plantas semi-parasitas desta família. Um ouvido atento, enquanto se sacode o fruto, descobre facilmente o motivo de outra designação vernácula, yellow rattle.

É uma planta anual de lameiros e clareiras de carvalhais, frequente nos prados húmidos e bordos de represas no limite oriental do Gerês, onde o Paulo a fotografou. Ocorre em quase toda a Europa e região mediterrânica; na Península só se encontra na metade norte e, por cá, nas montanhas da Beira Alta, Minho e Trás-os-Montes. Segundo a Flora Ibérica, é a única espécie conhecida em Portugal do género Rhinanthus.

Nos exemplares que vimos, os talos, com listas escuras, tinham cerca de 40 cm de altura, mas a planta pode adicionar-lhes uns dez. A sua presença ajuda, dizem, a manter a biodiversidade: gulosa como é dos nutrientes nas raízes das outras plantas, impede que a erva ocupe todo o solo, assim permitindo, como lhe convém, que outras espécies mais saborosas ali se desenvolvam.

Floresce de Maio a Julho. Ou no Outono, apresentando então algumas diferenças morfológicas de adaptação à estação, característica comum a outras espécies semi-parasitas. Mas a inflorescência em espiga terminal, com flores em tom amarelo-violeta, brácteas grandes com textura papirácea, cálice comprimido lateralmente, corola tubular amarela bilabiada a lembrar uma touca e ápice roxo com dois dentinhos, essa mantém-se.

6 comentários :

jj.amarante disse...

Então a crista-de-galo não é a celosia cristata?

Que mostro aqui: http://imagenscomtexto.blogspot.com/search?q=celosia+cristata

lis disse...

Sao lindas e lembra mesmo a crista de galo.
Uma maravilha!

Paulo Araújo disse...

A Celosia cristata também é chamada crista-de-galo. Outro exemplo de crista-de-galo é uma árvore, a Erythrina crista-galli. Marias há muitas, e os nomes comuns não têm que ser exclusivos de uma certa planta. Por isso, para evitar mal-entendidos, é que convém usar os nomes científicos.

@guia-real disse...

e o Vosso belo trabalho continua!!

antonio disse...

É com muito gosto que pontualmente vejo este interessante blogue.
Será que me podem ajudar na busca de endereço de blogue(s)sobre maças, nomeadamente nomes e imagens de variedades regionais?

C/cumprimentos, (António)

Paulo Araújo disse...

Lamento não podermos ajudá-lo, mas não sabemos nada sobre esse assunto.