01/09/2005

Jardim de dálias


Parque da Lavandeira: lago e salgueiros (Salix atrocinerea)

Na brochura sobre o Parque da Lavandeira, da autoria da equipa do Parque Biológico de Gaia que dirigiu a intervenção recente nesta antiga quinta, pode ler-se a promessa de que lá se irão instalar alguns jardins temáticos: o Jardim Aquático, o das Gramíneas, o Interior, o do Labririnto, o Natural, o Oriental, o das Suculentas, o da Fantasia, o dos Fetos, o Francês e o das Palmeiras. Muitas lições em projecto, motivo para múltiplas visitas.

A propósito, no Jardim Portuense, jornal publicado em 1843 e 1844, percursor no conteúdo, forma e estilo do Jornal de Horticultura Prática, há uma referência elogiosa a esta quinta numa crónica sobre Novas dahlias portuenses: «Não terminaremos este artigo sem rendermos também os devidos encómios aos beneméritos floristas e apaixonados, que se esmeram em mandar vir de fóra do paíz as mais primorosas Dahlias, que com tanto mimo cultivam nos seus jardins. Não mencionaremos os nomes de todos estes jardins e de seus proprietários, para não sermos demasiado extensos; porém é de justiça que não deixemos de especificar a quinta da Lavandeira pertencente ao Snr. Conselheiro Lima, e o jardim do Snr. D. R. de Faria, como os famosos recintos onde se encontram as Dahlias estrangeiras mais bellas, mais variadas e mais novas.»

Aqui fica a sugestão: que se continue este capítulo da história desta quinta criando-se no Parque da Lavandeira também um Jardim de Dálias.



Dálias no Jardim Botânico do Porto
Fotos: pva 0508

3 comentários :

Anónimo disse...

Lindas!
Dálias me lembram a infância. Minha mãe gostava muito delas. Plantava-as junto aos muros que se trnsformavam em cascatas de flores.Todas as cores, dálias mais gordas, como senhoras distintas, e as magriças como garotinhas de olhos arregalados.Depois elas desapareceram, nunca mais as vi.
Hoje o Dia com árvores me fez melancólica.
Um abraço

Maria Carvalho disse...

E que bem escreve sobre dálias!

Anónimo disse...

Meu nome-Ronaldo,da cidade de Guaratinguetá-SP.Que me desculpem todas as rosas,realmente conside- radas as mais belas flores.Mas eu admiro mesmo são as dálias,igual- mente... lindas,multicoloridas, maravilho- sas... Verdadeiros adornos da natureza, colírio para nossos olhos.Obra de Deus!