Salsifis
As plantas do género Tragopogon têm inúmeras designações populares graças ao seu uso em culinária. Comecemos pelas de língua inglesa. O nome do género (do grego tragos, bode, e pogon, barba, em alusão ao enorme fruto com penachos cedosos) terá sugerido ou sido escolhido a partir de goatsbeard. Mas como as flores se fecham ao meio-dia, jack-go-to-bed-at-noon é também uma alcunha que lhes atribuem. Porém, é muito mais vulgar ouvir-se tratá-las por salsify, a que se acrescenta um qualificativo (common, meadow, western, wild, woolly, pasture, yellow, purple) para se distinguirem as várias espécies. Procurámos num dicionário a etimologia desta palavra, mas sem sucesso, pois lemos que deriva do francês salsifis ou do italiano salsefica, ambos de origem desconhecida. Certo é que o género é comum em alguns locais na Europa e Ásia, onde ainda se cultiva para se consumirem as longas raízes (que, dizem os entendidos, sabem a ostra), os talos, as folhas finas como relva, a seiva leitosa, as flores ou as sementes. No livro Portugal Botânico de A a Z (de Francisca M. Fernandes e Luís M. Carvalho), a designação vernácula adoptada para as espécies de Tragopogon aí listadas é cersefi, palavra que soa a uma variante fonética de salsify. Curiosamente, o nome salsifi é reservado nessa obra para a Scorzonera hispanica, de cujas raízes (com casca escura e miolo branco) cristalizadas se faz (ou fazia) no Alentejo uma guloseima, conhecida como escorcioneira, que mereceu a distinção de constar na Ark of Taste, uma versão da arca de Noé para alimentos bem concebidos e realmente saborosos.
![](https://s5.postimg.cc/ugol317dz/Tragopogon-porrifolius-04.jpg)
![](https://s5.postimg.cc/8k6ngejl3/Tragopogon-porrifolius-05.jpg)
![](https://s5.postimg.cc/w9w353hyf/Tragopogon-porrifolius-06.jpg)
Vimos o T. porrifolius em Maio junto a Alcobaça, com a ajuda do João Gomes. As hastes florais são altas de um metro e meio, e as flores (ainda as vimos abertas, era de manhã) medem uns 5 cm de diâmetro.
![](https://s5.postimg.cc/wzaa3pt47/Tragopogon-crocifolius-01.jpg)
![](https://s5.postimg.cc/jkx77omg7/Tragopogon-crocifolius-02.jpg)
![](https://s5.postimg.cc/culbbzoo7/Tragopogon-crocifolius-03.jpg
)
![](https://s5.postimg.cc/8k222nu7b/Tragopogon-dubius-01.jpg)
![](https://s5.postimg.cc/rrp6z9civ/Tragopogon-dubius-02.jpg)
![](https://s5.postimg.cc/vqmei315z/Tragopogon-dubius-03.jpg)
3 comentários :
Devia ser bem bonito esse prado com quatro espécies de plantas. Mas, ou as fotos estão mesmo extraordinárias ou a salsify é muito agradavelzinha à vista. E, pelo visto, até ao paladar.
São lindas, bea, e o roxo tem um tom inusitado. Quando voltarmos a Évora, teremos de provar o rebuçado.
Obrigado pela referência! Abraço
Enviar um comentário