05/03/2006

Ameixoeiras na cidade

.

Depois da chuva a bonança e hoje, se me sobrar tempo, vou juntar à ronda das magnólias que
planeava fazer, a das ameixoeiras em flor.

Prunus cerasifera var. pissardii rua Beato Inácio de Azevedo (Porto)

O nome científico desta variedade ornamental extremamente comum nas nossas cidades, vulgarmente designada por ameixoeira-de-jardim (mas que bem se poderia chamar ameixoeira-de-cidade) despertou a minha curiosidade.
E mais intrigada fiquei com este Senhor Pissard, um francês que foi jardineiro chefe do Xá da Pérsia! A ele se deve a introdução desta arvorezinha deliciosa na Europa por, em 1880, a ter feito chegar "dos jardins imperiais de Tabriz capital do Azerbaijão"(cf. Brosse 2000) a Paillet viveirista em Sceaux.

O epíteto cerasifera deve-se ao facto de produzir uns frutos pequenos do tamanho de cerejas (em latim cerasus). Razão aliás pela qual, por exemplo em espanhol, se chama para além ciruelo pissardi (ameixoeira p.) cerezo de Pissard e cerezo de jardín (ver)
Ver também a ficha relativa a esta árvore no muito recomendável Arborium de Leiria .

Aviso: de novo, no jardim da Casa das Artes, Exposição a não perder (primeiros e últimos dias)
Pedido: e na sua rua também estão em flor? Diga-nos onde ;-)

4 comentários :

Paulo Araújo disse...

Tirando a sucessão de exposições botânicas - meritória iniciativa das próprias plantas no jardim (além dessa cerejeira começou agora a florir uma esplêndida Camellia reticulata) -, a Casa das Artes propriamente dita nada tem tido para mostrar, pois está fechada desde 2004. Não me queixo muito, pois mesmo quando havia exposições sempre lhes preferi o jardim - mas é uma pena que não haja cinema, e espero que nunca ninguém se lembre de vedar o jardim ao público.

Carla de Elsinore disse...

é bem verdade que elas por ai andam e que me alegram os dias

D. disse...

Eu moro em Alvalade, Lisboa. Estou cá há menos de um ano. Foi a surpresa mais agradável do correr das estações, encontar nos logradouros as ameixoeiras florindo. Agora começam também a despontar as pequenas folhas e o espectáculo ganha nova cor.

Na minha rua há também uma lindíssima cerejeira-de-jardim em flor. Está assim há meses...

Anónimo disse...

mandem-nos fotos... ;-)