28/07/2006

Passeio de Verão - Braga

Lago e Mata do Parque Natural do Bom Jesus do Monte

«O Bom Jesus é um sítio paradisíaco, superior na disposição da paisagem, na abundância e variedade da vegetação, no canto das aves e das fontes, aos mais famosos santuários de Itália.(...) » Teixeira-Gomes *

«No Verão, um grande número de portugueses vêm aí fruir um dos mais belos panoramas do mundo, com esplanadas encantadoras e veredas admiravelmente traçadas através de uma ampla floresta. (...) » Saint- Victor*
*citados por Sant'anna Dionísio in Guia de Portugal IV (Entre Douro e Minho II) , F. Calouste Gulbenkian

Fotos © manueladlramos - Julho 2006





















Um local a revisitar impreterivelmente, com o "trabalho de casa" feito- o que não aconteceu no domingo passado. Antes de lá voltar, gostava de encontrar mais informação sobre os jardins e a mata- constituída por árvores de porte assinalável como carvalhos, sobreiros, tílias, faias, sequóias (últ. imagem), etc..
Aqui ficam desde já estas fotografias, alguns apontadores-http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Jesus, Parque Natural do Bom Jesus do Monte , Fotos do Bom Jesus-Braga no Flickr, e um pedido: alguém conhece alguma publicação em que se fale d(as árvores d)o parque do Bom-Jesus?
............
Adenda: O Bom Jesus do Monte- por Miguel de Unamuno (1908) (pdf)

3 comentários :

João Soares disse...

Boas férias,Amigos e o vosso exemplo certamente impusionará muita gente a reflectir e a (re)agir.
Até breve
Bioterra

P.S.Já agora a minha esposa também tem um blogue...de Artes http://terrasdeargila.blogspot.com

Maria Carvalho disse...

Sobre estas árvores escreveu Camilo Castelo Branco. Por exemplo, em "No Bom Jesus do Monte":

«Estas árvores são minhas amigas há vinte e sete anos. (...) Seria engodo ao riso andar-me eu aqui abraçando árvores, se alguém me visse. Que o não saibam os tolos, nem os felizes. (...) Quando eu lá ia [às matas do Bom Jesus do Monte], voltava sempre melhor. Nunca me aconteceu outro tanto ao dobrar a última página de livro de moral.»

Anónimo disse...

João
Muito obrigada pelas tuas palavras e pelos votos de boas férias que retribuímos

já conhecia o blogue terras de argila- bem bonito e bonito nome também ;-)

(desculpa só responder agora; tentei antes para o bioterra mas é raro conseguir comentar lá ;-(