07/04/2016

Flores da Boneca

A serra da Boneca, em Penafiel, a cerca de 25 km do Porto, parece uma extensão das de Valongo e de Paredes, com o mesmo solo xistoso, idênticas fragas de recorte acentuado e muito cascalho, os mesmos eucaliptais trepando-lhe pelas encostas. Dela se avistam alguns meandros do rio Douro e pequenas povoações que se abrigam nos vales ou aproveitam a proximidade de riachos e moinhos. A meia altura, há o aleijão de um aterro sanitário e restos de rocha escalavrada numa pedreira; no topo, assentaram um parque eólico e rasgaram os respectivos acessos. Mas sobraram uns recantos preservados com vegetação muito interessante. Além de taludes musgosos ou com escorrências permanentes de água, onde vicejam Ophioglossum lusitanicum, Cicendia filiformis, Centaurium maritimum, Erica cilliaris, Radiola linoides e Serapias cordigera, entre muitas outras herbáceas que apreciam solos húmidos, há fendas de rocha recheadas de cravos, armérias, silenes, narcisos e, no final de Março, esta asterácea em plena floração.



Leucanthemopsis flaveola (Hoffmanns. & Link) Heywood


Regalada em prados ralos, na berma dos caminhos, em clareiras de matos ou em nichos na pedra nua, a população de Leucanthemopsis flaveola na serra da Boneca é notável e uma surpresa para quem, como nós, a tinha visto apenas no Gerês e na serra da Estrela em contingentes bastante mais reduzidos. A origem do nome da serra da Boneca é controversa, mas se aludiu a algum pormenor formoso, elegante e/ou vistoso, então pode ter sido este amarelo, de trigo quase maduro, que a enfeita na Primavera.



Na Beira Alta e no nordeste do país ocorre outra espécie deste género, a L. pulverulenta, igualmente perene, com touça lenhosa mas de pequeno porte, e folhagem cinzenta acetinada; não se confunde com a L. flaveola porque as lígulas das inflorescências são brancas, embora de base amarelada.

1 comentário :

bea disse...

Florescer entre pedras, no meio delas, é obra. Para mim são malmequeres silvestres, mesmo sabendo que não. E ficam as pedras mais bonitas pintalgadas de amarelo:)