19/07/2006

Araucaria classificada - Vila Praia de Âncora

.
Classificada de interesse público em 1995, esta araucária habita um pequeno jardim na rua de 5 de Outubro em Vila-Praia-de-Âncora (Concelho de Caminha). Media então 45 metros de altura, 3.40 m. de perímetro (a 1.30 m. do solo) , 13 a 14 m. de diâmetro de copa e -segundo a placa "identificativa" que se encontra ao seu lado- terá sido plantada em 1886. Trata-se de um dos mais altos exemplares da araucaria mais comum em Portugal, a Araucaria heterophylla -o que não confirma o que diz a referida placa...-vulgo araucária-de-Norfolk, espécie originária da pequena ilha australiana de onde deriva a sua designação vulgar, e em cuja bandeira aparece representada.
Tentando ajudar M. Simões -que muito gentilmente nos enviou as duas fotos panorâmicas que publicamos- a encontrar informações sobre araucárias-de-Norfolk de porte semelhante transcreve-se o que Ernesto Goes diz no seu livro de 1986 sobre as dimensões de duas das mais notáveis destas araucárias em solo português: «O maior exemplar que conhecemos desta espécie situa-se no Parque de Monserrate em Sintra, próximo do Palácio, que tem 6. 25 m. de PAP, 44 m. de altura e 22 m. de diâmetro. Esta árvore deve ter sido plantada em meados do século passado, pelo primitivo proprietário desta Quinta, Sr. Francisco Cook, de nacionalidade inglesa. (...)
O segundo exemplar em grossura de tronco situa-se no Jardim do Monteiro Mor (Jardim do Museu do Traje) no Lumiar, em Lisboa. Trata-se da araucária mais antiga do país; plantada por Jacome Ratton no final do séc. XVIII, e também a primeira plantada na Europa ao ar livre. Tem presentemente 5, 93 m. de perímetro (PAP), 43.5 m. de altura e 20.2 m. de diâmetro da copa. (...) » (nota: de acordo com o site do Instituto Português dos Museus a data de plantação terá sido 1842 > cf. )


Araucária de Vila-Praia de Âncora- Araucaria heterophylla classificada de interesse público em 1995
Fotos: © manueladlramos e Manuel Simões - clicar nas imagens para aumentar

4 comentários :

Rui Pedro disse...

Há umas belas araucárias em S. Miguel, Açores.

Zé Povinho disse...

Existe uma araucária, que julgo ser da dimensão destas, pelos menos, no Mosteiro de S. Salvador, em Aldreu, Barcelos. Vive lá um dos donos que julgo ser este o seu e-mail:
alfredo.corte-real@hotmail.com

Anónimo disse...

A belas araucarias em Apiai Fabricio

Comissão Liquidatária disse...

Há várias araucárias em Palmela, duas delas,na Quinta do Carvacho são verdadeiramente soberbas