26.3.07

Arbre-aux-anémones


Calycanthus floridus var. fertilis

O género Calycanthus é um dos quatro da família Calycanthaceae e abriga duas espécies da América do Norte. Os arbustos de C. floridus (conhecidos como Carolina allspice) são de folha caduca, aromática e de face superior áspera. As flores têm pétalas estreitas que mergulham no arranjo espiralado de sépalas (os termos gregos kaluks e anthos aludem a este formato em cálice da flor), rescendem a morango/ananás e o seu vermelho acastanhado destaca-se na copa densa; a floração abundante dura em geral até ao fim do Verão. Os frutos são cápsulas fibrosas, com uma tampinha como as das papoilas.

A casca das plantas deste género contém um sucedâneo da canela usado como fármaco pelos índios americanos. Contudo o princípio activo deriva de um alcalóide que é muito venenoso e se assemelha à estricnina.

1 comentário :

Anónimo disse...

Não conhecia esta. Deixei-lhe uma deixa no outsider,mas não sei se fiz bem o link:(
Um destes dias era uma maravilha vir aqui ler sobre quais as árvores que se dão bem em clay , com fortes geadas e intensas ondas de calor.Tudo o que escrevem os ingleses e americanos não chega....:)tenho falhanços terríveis:(((annie hall do outsider