19/03/2007

Arbusto-olho-de-pássaro



A Ochna serrulata é um arbusto lenhoso sul-africano da família Ochnaceae cujas raízes têm uso medicinal. As folhas são serrilhadas e as sépalas, sendo inicialmente verdes, adquirem progressivamente um vistoso tom vermelho brilhante e permanecem na planta por longo tempo. Como os frutos - que quando maduros parecem azeitonas pretas e são muito apreciados por pássaros - nascem unidos, o cálice de cada flor retorce-se para os separar, num conjunto que a alguns lembra as orelhas do rato Mickey (daí a designação inglesa Mickey mouse plant). As pétalas amarelas das flores duram pouco e no ano passado já não vimos nenhuma. O exemplar da foto, o único que conhecemos em jardins do Porto, estará vestido de amarelo nos próximos dias e mora no terraço da fonte-dos-leões no Parque de S. Roque.

7 comentários :

Rosa disse...

Tenho uma no meu jardim, deu-me uma trabalheira a identificar, reproduzem-se com facilidade atravéz de sementes que têm caído na terra, não consigo entender porquê que é uma planta tão rara em Portugal.

Maria Carvalho disse...

E foi no Blog dos Cheiros que primeiro vi esta espécie. Realmente seriam bem-vindos mais arbustos destes a embelezar as ruas, talvez a substituir árvores que, porque ousam ficar bonitas e de porte imponente, são drasticamente podadas e reduzidas a tocos disformes.

Anónimo disse...

Existe esta espécie arbustiva na Estufa Fria de lisboa

Anónimo disse...

Há uma nos jardins do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde.
Tanto quanto me lembro, tem uma floração algo caprichosa.

Paulo Dias disse...

Sobre este Arbusto oschna serrulata ou olho de passaro
tenho plantas destas e quem quiser comprar vendo as sementes
ligar para 917453240
Alexandre

edite toste disse...

tenho no meu jardim

Unknown disse...

Me han obsequiado hace poco una planta y agradezco la información brindada pues de está manera podré brindarle los cuidados que ella necesite Vivo en Uruguay Mis cordiales saludos