21/11/2004

Boa notícia # 3 - Homenagem a Brotero

No próximo dia 25 de Novembro, data de nascimento do grande botânico Felix de Avelar Brotero (1744-1828), o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, associando-se à Semana da Ciência e da Tecnologia, assinala a efeméride comemorando os duzentos anos da publicação da primeira Flora Lusitanica*. Ver mais detalhes aqui.

*Flora Lusitanica: seu plantarum, quae in Lusitania vel sponte crescunt: vel frequentuns colunter, ex florum praesertim sexuleus systematic distributarum: synopsis / Felicis Avellar Brotero.- Olissipone: Ex Typogr. Regia, 1804 d

1 comentário :

António Viriato disse...

Bem lembrada esta notável figura da Ciência portuguesa e do mundo. Bem andou também o Instituto de Camões, quando tomou a iniciativa de divulgar os nomes de portugueses que se destacaram em qualquer ramo do saber, em qualquer época em que viveram, apesar das adversidades que encontraram e tiveram de vencer. É preciso que o exemplo de toda essa gente ousada e competente não seja esquecido, antes sirva de estímulo às gerações actuais e vindouras. Mas para isso é preciso que sejam conhecidos. Quantos portugueses identificarão hoje nomes como os de Abade Correia da Serra, Anastácio da Cunha, Pedro Nunes, Orlando Ribeiro, Sebastião da Silva, Ruy Luís Gomes, Rómulo de Carvalho, etc., para só citar alguns, de diferentes épocas e que se notabilizaram em diferentes disciplinas do saber ? Num tempo desmemoriado como o do presente, iniciativas que visem evocar grandes nomes da Ciência, ainda mais, sendo portugueses, devem ser louvadas e correspondidas, com o interesse e o carinho da nossa presença, sempre que possível.