15/09/2006

Bela e inocente


Amaryllis belladonna

Quando em meados de Agosto se soube que um jovem madeirense tinha morrido envenenado por uma infusão de beladona, cheguei a pensar que a culpada fosse a planta da foto, vulgarmente conhecida por esse nome. Mas a criminosa terá sido afinal a Atropa belladonna, planta da família das solanáceas - ou então, como aqui foi dito, outra planta da mesma família. É esse o inconveniente dos nomes comuns: marias há muitas.

A inocente beladona (Amaryllis belladonna) que hoje aqui trago é uma herbácea bolbosa, da família das amarilidáceas, originária da África do Sul, que anualmente, pelo Verão, faz despontar as suas hastes floridas (com 30 a 50 cm de altura). É frequente então encontrá-la em jardins ou, semi-espontânea, em matas e terrenos incultos. À entrada do Outono a planta desaparece, ocultando-se no aconchego da terra.

Nas visitas que fiz à ilha Terceira, sempre no início de Outubro, avistei-a por todo o lado, salpicando de rosa jardins, campos e bermas de estrada. E em Serralves, antes das obras no Parque, todos os anos ela surgia à sombra dos castanheiros.

5 comentários :

Anónimo disse...

ainda bem que não foi esta...já imagino uma febre de rolagens a assolar os nossos jardins.Guto

Anónimo disse...

Na altura apareceram nas televisoes e jornais principalmente imagens de Brugmansias , vulgo trombeta-de-anjos... (Já agora qual a diferença entre Brugmansia e Datura?)

Confusões jornalísticas que levaram até a HG do blogue Assim mesmo a ironicamente escrever que ler pode fazer mal.

Mas a Atropa belladonna,a mazinha, a Deadly nightshade como é chamada em inglês, não é "vulgarmente utilizada com fins ornamentais"(como foi então tambem noticiado aqui) pois não?

solas_na_mesa disse...

Vi muitas bela donas em socalcos vinhateiros no minho. Incrivel como nascem em locais tão inóspitos (no meio das pedras) e terem um aspecto tão fragil.

Quem vê caras não vê corações :)

Parabens pelo blog!
Ricardo
http://www.solasnamesa.blogspot.com/

Lília Mata disse...

Eu sou da Madeira esegundo aquilo que foi dit e noticiado, a planta que vitimou o jovem não é nenhuma dessas, mas sim a que vulgarmente chamamos trombeteiteira (a minha mãe tb chama canecos, devido ao formato das flores), e é de facto uma planta ornamental, que existe em quase todos os jardins, não só públicos, mas também nas casas particulares.Podem ver uma dessas plantas, com flor, no meu blog, que por coincidência eu coloquei uma semana antes do acidente com o jovem do Funchal. http://jardinsperdidos.blogspot.com

ManuelaDLRamos disse...

Viva Lilia
Muito obrigada pelo seu comentário.

Realmente nas noticias apareceram imagens da trombeteira mas depois no texto o nome cientifico da planta não corresponde à foto pois é referida a Atropa belladona!
Aqui, mais uma vez o título induz em erro pois a Atropa Belladonna aparece em jardins e terrenos baldios mas NAO é utilizada como planta ornamental.

Enfim, confusões jornalísticas ...