10.9.07

Beldroegas de enfeitar



Portulaca oleracea «Wildfire» / Portulaca grandiflora

Saboreada a sopa, podemos agora regalar-nos com algumas formas ornamentais de Portulaca. São beldroegas de folhas semelhantes às da versão silvestre mas com floração muito vistosa. As flores grandes são solitárias, de tons fortes, num tal investimento no aparato de seduzir que, ironicamente, algumas variedades são estéreis. Os especialistas não estão de acordo sobre o significado de cada componente exterior da flor, sendo maioritária a opinião de que tem sépalas coloridas (tépalas) e não pétalas.

É obscura a origem da variedade de P. oleracea da foto. A espécie P. grandiflora, de folhas cilíndricas e carnudas, é do Brasil e Uruguai. É conhecida como onze-horas, em alusão ao seu hábito salutar de só abrir as flores quando o sol já vai alto e a manhã garantiu um dia radioso.

3 comentários :

Paulo disse...

Que bonitas. Até há uns dias não tinha reparado que as beldroegas davam flores que se vissem, e afinal temos todas essas variedades. Já dá para fazer uma sopa de todas as beldroegas.

TeresaP disse...

Só conheço a versão selvagem. Essa, deixo-a crescer tranquilamente na horta e utilizo-a em sopas, saladas e tartes. Este caso, curiosamente, é pouco carnuda e pouco abundante. e está quase a acabar... o melhor é aproveitar rapidamente e não perder a sopa!

TeresaP disse...

Queria dizer "Este ANO" e não "este caso".