24/01/2026

Mar-me-queres



A costa de Menorca, uma das mais pequenas ilhas Baleares, não é toda feita de praias extensas de areia fina. Em alguns destes locais à beira-mar, o solo é arenoso e avermelhado, com inúmeros afloramentos rochosos de permeio. O vento e a maresia têm suavizado as arestas destas fragas, e criam nelas inúmeros nichos ondulados onde as plantas se refugiam dos excessos do clima mediterrânico e da influência marinha, sejam o calor e a secura extrema no Verão, a chuva intensa na estação fria ou o nível elevado de salinidade. Estes são lugares onde nem sempre é cómodo caminhar, e onde não se pode estender uma toalha para passar a tarde refastelado a bronzear a pele. Talvez por isso mesmo, são habitats bem conservados, que se destacam pela concentração invulgar de endemismos. As plantas que hoje vos mostramos são vizinhas num pedaço de costa pedregoso no norte de Menorca, onde predominam os solos ácidos, e florescem na Primavera.

Bellium bellidioides L.


Este malmequer é uma espécie endémica da região mediterrânica, havendo registos dela apenas nas ilhas Baleares, Córsega e Sardenha. É uma herbácea perene rasteira, de folhas inteiras com 2 a 5 cm de comprimento, que se estende frequentemente em tapetes densos pois também se propaga por estolhos. Prefere habitats húmidos e frescos, e tolera melhor uma exposição longa ao sol do que à geada. Entre Abril e Agosto, cobre-se de pequenos capítulos (um eficiente chapéu-de-sol que protege as rosetas de folhas) cujas lígulas brancas são rosadas na face inferior. As inflorescências lembram as margaridas do género Bellis, que florescem no Outono e Inverno — com excepção da linda Bellis azorica, cuja floração se inicia em Junho e não vai além de Setembro.

Anthemis maritima L.


Esta outra margarida é mais exuberante, além de aromática, rescendendo a camomila. As folhas são muito divididas e carnudas, adaptadas a ambientes litorais com solo pobre, e agrupam-se em formas compactas arredondadas que se resguardam, aninhadas nas rochas, contra o vento frio e seco que sopra na costa norte (a tramontana). Ocorre também no sul de Portugal continental, colonizando dunas secundárias e arribas rochosas.

Sem comentários :