5 ideias falsas sobre as "podas" radicais ou rolagens
.
A propósito das "podas" radicais, ou "rolagens" praticadas em locais públicos e privados por pessoas sem formação, aconselha-se a leitura do texto de Dr. Francisco Coimbra "Se as árvores falassem"*, de que aqui se publicam alguns excertos:
. «As árvores que dignificam as nossas praças e avenidas e embelezam os nossos jardins e parques são um elemento essencial de qualidade de vida, autênticos oásis no "deserto" que são tantos dos nossos espaços urbanos actuais. E, no entanto, é por demais evidente a ainda quase absoluta ausência de sensibilidade para o papel da Árvore em Meio Urbano. (...)
De facto, é inacreditável como certos preconceitos sobre a poda de árvores ornamentais estão arreigados nos responsáveis pela sua gestão e manutenção. É frequente ouvirmos dizer, como justificação, que as "podas" radicais, ou "rolagens", rejuvenescem e fortalecem as árvores, ou que são a única forma económica de controlar a sua altura e perigosidade... quando, na verdade, devia dizer-se de uma poda o mesmo que de um árbitro: - tanto melhor quanto menos se der por ela! (...)
* «A propósito das "podas" da Avenida Dr. Manuel Lousada... SE AS ÁRVORES FALASSEM!!!", Artigo publicado no Jornal da Mealhada de 27.03.2002 , por Francisco Coimbra (ex- Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Arboricultura(SPA), e é Consultor em Arboricultura Ornamental (ver: "árvores & pessoas - gestão da árvore no espaço urbano, Lda.").
Ler versão mais completa aqui
.
2 comentários :
viva V.(nossa correspondente em Glasgow ;-) ´não é preciso ser jardineiro para ver que essas podas são criminosas`. Asseguro-lhe por experiência (conversa com ´jardineiros e biscateiros`) que há quem pense que essas podas mais drásticas, em que se cortam as pernadas das árvores (os primeiros ramos mais grossos) não lhes fazem mal: é a prática lá na ´terra` nos vimeiros e videiras. Há a a ideia que a poda que por ex. se faz nas árvores de fruto para ´puxar`, se pode aplicar à arvore ornamental. É mesmo uma sensibilidade de ´podão`.
manuela
Muito bom ver esse texto de F Coimbra. Vi várias vezes argumentos de técnicos experimentados sobre a contrariedade das "podas (com ph!!) radicais" sobre as árvores, de maneira indiscriminada.
Melhor ainda poder ler mais este ótimo argumentativo contra essa estupidez insensata contra nossas amadas amigas vegetais.
Parabéns!!!!!!!!!!!
Enviar um comentário