11/08/2005

Brincos-de-princesa

À entrada do jardim formal da Quinta de Sto. Inácio somos, todo o ano, recebidos por um perfume inebriante, com origem nas numerosas roseiras que desde o século XIX ali se cultivam. De nariz empinado e sorriso beatífico de apreço, esperamos que se desvaneça o feitiço para avançarmos para os pátios ajardinados que se seguem. Em cada um, o centro é ocupado por quatro quadrados arrelvados ladeados por canteiros, simetria vincada por robínias e magnólias nos cantos. No bordo de uma destas plataformas, protegida por boa sombra, está uma colecção preciosa de arbustos de folhagem densa enfeitada por pequeninos "brincos" de várias combinações de cor-de-rosa. São fuchsias, cujas flores lembram bailarinas de perna fina e saia de plissado arrojado, muito apreciadas por colibris.





Fotos: pva 0507 - Fuchsia spp. - Quinta de Santo Inácio, Gaia

Tal como acontece com as camélias, há em muitos países associações que reúnem admiradores de fuchsias e que, em congressos animados e exposições anuais, discutem variedades e trocam saberes.

O género, da família Onagraceae, que conta hoje com cerca de 100 espécies e mais de 15 mil variedades, tem origem na América do Sul; o nome homenageia Leonhard Fuchs (1501-1566), um botânico alemão que organizou um guia excepcional de plantas medicinais e cujas xilogravuras científicas são consideradas das mais bonitas e rigorosas da época.

O bailado dos brincos-de-princesa prossegue até ao Outono.

3 comentários :

greenman disse...

É uma das minhas plantas favoritas!
Obrigado por as colocarem aqui.
Tenho algumas variedades na minha Varanda, como podem ver no meu blog verde!
:-)

Anónimo disse...

Maravilhosos os exemplares de Brincos-de-Princesa aqui expostos!!! Parabéns!!!
Alguém sabe dizer, por acaso, se a "fucsina" (ou fuchsina), elemento colorante vermelho, cor de vinho, utilizado para colorir lâminas de células para observações em laboratório, poderia ter origem na Fuchsia spp.??
Sempre quis saber disso, porém não consegui até agora.

Grato.

inBluesY disse...

Olá, vou utilizar estas lindas fotos num texto meu.

:)