22/04/2005

Requinte de sedução



Fotos: mpc 0504 - Viburnum plicatum - Quinta de Sto. Inácio, Gaia

As flores alvas da primeira foto são de um exemplar de Viburnum plicatum, um arbusto da família Adoxaceae conhecido como bola-de-neve-do-Japão. Constituem mais um tipo de flor, a acrescentar aos que já mencionámos: as flores falsas, grandes e atraentes, cuja função é meramente decorativa.

Estes adornos rodeiam as flores férteis, que são perfumadas embora minúsculas e pouco vistosas, e o conjunto forma uma linda coroa achatada (uma cimeira) que serve uma estratégia muito bem sucedida no esquema competitivo da reprodução. O mesmo truque é usado, com resultados até mais impressionantes, pelas hortênsias (género Hydrangea), as plantas que hoje o turismo associa a várias ilhas açoreanas apesar de não serem lá endémicas. Na segunda foto pode notar-se como as inflorescências encimam e revestem os ramos.

As folhas nesta espécie são arredondadas, pontiagudas no ápice, opostas e serradas, com penugem na face inferior. Os frutos são bagos rubros, escuros quando maduros, agrupados em drupas que fazem lembrar as dos sabugueiros (género Sambucus, da mesma família). No Outono a folhagem muda de cor e o arbusto fica de um exuberante vermelho-tinto.

1 comentário :

Anónimo disse...

de annie hall do outsider
Os meus viburnos ainda estão sem flor.Vou tentar colocar umas fotos da evolução dos botões.Pena não conseguir juntar o aroma:)