27/04/2005

Últimos dias - Glicínias brancas em Serralves

.


Fotos: mdlramos 0504- "Casa das Glicínias" em Serralves
Depois das glicínias lilazes, as Wisteria sinensis, é agora a vez das brancas.
O facto de serem mais tardias, das flores não eclodirem todas ao mesmo tempo mas aparecerem progressivamente nos longos cachos pendentes, e serem menos perfumadas, leva-nos a pensar que se trata da apreciadíssima variedade de origem japonesa, Wisteria floribunda "Longuissima alba" ou "Shiro Noda", símbolo da pureza e elegância no Japão.
A não perder!
.

7 comentários :

Sinhá Menina disse...

Apenas para lhe dizer: grata, eu, pela beleza oferecida das glicínias brancas!!...

Fica Um Beijo da SENHORA DO SUL

Anónimo disse...

Perguntei ao ciberdúvidas qual a origem da palavra olaia quando aplicada à árvore. Eis a resposta
"Ciberduvidas wrote:
As obras consultadas dão a origem obscura ?Obscura significa, neste caso, que se desconhece a origem, ou melhor, ninguém a conhece.
Saudações,
JMC"

ManuelaDLRamos disse...

Olá borboleta. Eu sei q esteve cá na Invicta, e que viu o mar, o mar, o mar...

Anónimo disse...

não tem nada a ver com o tema mas aqui fica a sugestão de uma conferencia que me parece interessante
Conferência "Cidade Pedonal"
http://www.arppa.org/cidadepedonal/cidade.html

ManuelaDLRamos disse...

Quanto a "olaia", se eles dizem... Eu ainda só tive oportunidade de consultar o Dicionário Etimológico da Língua portuguesa,de José Pedro Machado e neste pode ler-se com efeito que o termo olaia é de ?origem obscura?, e que aparece mencionado pela primeira vez no século XVI, num texto de Frei Luís de Sousa. Continua o enigma!

Anónimo disse...

Qual o significado da palavra Shiro em japonês?

Anónimo disse...

shiro acho que quer dizer branco (noda nao sei, mas vou perguntar a minha amiga Daniela-san ;-)