19.2.08

Sombreiro



Petasites fragrans

A primeira surpresa é que estas flores não sejam seres marinhos, habitantes de recifes. A segunda é que a Petasites fragrans, pertencendo ao reino vegetal, esteja na família das banais margaridas. Para reforçar o nosso espanto, é uma planta dióica mas com inflorescências femininas quase idênticas, em formato, às masculinas, ambas rescendendo um aroma doce de baunilha. E, ao contrário dos gatos, não têm uma patinha que se levante para tirar dúvidas.

No sudoeste europeu há três espécies endémicas de Petasites, sendo a P. hybridus (que não é um híbrido) melhor adaptada às margens de rios, a P. albus mais frequente nas montanhas e a P. fragrans, que aprecia zonas húmidas e de sombra, a mais comum por cá, onde é também conhecida como erva-de-S.Quirino. As outras 16 espécies deste género distribuem-se por regiões temperadas da Europa, China e Japão.

Pétaso é um tipo de chapéu da Grécia Antiga com aba larga e copa cónica, feito em geral de palha ou feltro - ou, com a imaginação da alta costura, das folhas basais, redondas e largas desta planta.

3 comentários :

Paulo disse...

Podemos fazer já a encomenda a Jean-Paul Gaultier e Patrick Blanc. Mas atenção: teremos de viajar muitas vezes a Paris para nos reunirmos com eles.

Maria Carvalho disse...

O dias-com-árvores está a iniciar um novo capítulo. Os altos costureiros de pétasos fazem já vénias à nossa criatividade e inevitável internacionalização. Não tardará, teremos loja apenas em Paris.

Paulo disse...

Já comecei a pensar na campanha (Paris não chega):

DIAS-COM-ÁRVORES
Pétasos e outros acessórios vegetais
Porto - Paris - London - New York