08/03/2008

Pequena mulher a caminho



Centaurea sphaerocephala subesp. polyacantha

«- Os dias do calendário não são os dias do meu futuro nem foram os dias do meu passado. Os meus dias chegam pelo ar, tão pouco firmes como aquelas férias no campo, da gente da cidade que me dá serviço. Adiante está o mata-burro; mais adiante o sítio, ora com neblina, ora com sol, ora com negrume. No mata-burro me equilibro com o feixe de lenha na cabeça e sigo em frente, a pé; sem ajuda de menino ou motor. Mas, se quebrar as canelas como um burro, sei folgar no meio do caminho e me ajeitar, mesmo com os pés no cativeiro, entre os bichos pequenos da terra que se alegram na minha companhia.»

Zulmira Ribeiro Tavares, Cortejo em Abril (Companhia das Letras, 1998)

Centaurea - do grego kentauros (centauro)
sphaerocephala - de cabeça redonda, em alusão ao botão da flor
polyacantha - com muitos espinhos
mata-burro - pontilhão de traves sobre fosso à entrada de uma propriedade para impedir a passagem de equídeos e gado bovino
sítio - fazenda

1 comentário :

Ponto Verde disse...

No A-SUL hoje um destaque especial ao Dias com Árvores.