05/11/2004

Folhas de pedra


Foto: pva 0410 - Porto

As inconfundíveis folhas representadas neste alto-relevo são as do castanheiro-da-Índia; e também se distinguem nitidamente os frutos da mesma árvore. Uma vez que já revelei essa parte do segredo, é bom de ver que a foto não se destina a testar a erudição botânica dos nossos leitores. Um teste mais difícil, à boa maneira dos enigmas da Avenida dos Aliados, é adivinhar que prédio da Baixa do Porto ostenta este e outros frisos semelhantes. Apesar de o prédio estar em local muito frequentado, admito que é uma pergunta difícil, a que eu próprio há um mês atrás não saberia responder.

O prédio é um dos muitos na cidade que se encontram devolutos. Esperemos que a urgente reabilitação da Baixa, se alguma vez chegar ao prédio (e espero bem que sim), não faça cair estas folhas de pedra que, assim como resistem a todos os outonos, também vão sobrevivendo ao abandono.

3 comentários :

Anónimo disse...

estava a ver que não se falava de castanheiros agora que estamos na época das castanhas. ainda neste fim-de-semana em mais um passeio pelo campo andei a apanhar castanhas... uma novidade para mim :) claro que já conhecia os ouriços, mas abri-los e tirar de lá as castanhas e tentar não me picar muito no processo foi realmente a primeira vez.
em relação ao vosso desafio não sou muito bom em charadas por isso fico à espera da resposta :D

Paulo Araújo disse...

Atenção que os castanheiros-da-Índia nada têm a ver com o castanheiro vulgar - e, apesar de os seus frutos se assemelharem às castanhas, não são comestíveis. Mas já em Setembro falámos aqui de castanhas (veja por exemplo http://dias-com-arvores.blogspot.com/2004/09/crnica-das-guas-novas.html) quando elas ainda estavam nos seus ouriços. Já fiz vários jantares só de sopa, castanhas (apanhadas do chão em Serralves) e fruta.

ManuelaDLRamos disse...

Tens que nos dar algumas pistas (de preferência em quadra bem rimada) caso contrário e como os prédios devolutos são inúmeros é completamente impossível responder. De qualquer modo é uma decoração verdadeiramente surpreendente! E muito bonita.