19.9.04

Castanheiro-da-Índia

Folhagem do castanheiro-da-Índia
Enquanto os ouriços ainda estão na árvore-mãe a aproveitar as suas últimas semanas de gestação, as castanhas-da-Índia já se espalham pelo chão e ontem, em Serralves, vimos mais uma vez pessoas a mordiscá-las (não sei se algumas as chegarão mesmo a comer). Claro que aproveitámos logo para dois dedos de conversa...
Todos os anos, no S. Martinho pelo menos, se fala de castanhas e não seria inoportuno aproveitar essa ocasião para ensinar aos mais pequenos, e por arrasto aos crescidos, que o "vulgar" castanheiro e o castanheiro da Índia, que deixam nesta altura do ano cair as suas grossas sementes semelhantes a gordas e luzidias castanhas, são espécies bem distintas.
E alertar também para o facto de que as castanhas-da-Índia não são comestíveis, sendo costume entre nós utilizá-las contra a traça, nos roupeiros e nas cómodas. Tradicionalmente (no médio Oriente) eram dadas ao gado, sobretudo equino, mas só depois de as submeterem a diversos tratamentos para lhes retirarem o amargor.
Castanhas-da-Índia ................................................Castanheiro-europeu
fotos: manueladlramos -0409
Ao passo que o castanheiro comum (Castanea sativa) pertence à família das Fagáceas, a designação de 'castanheiro-da-Índia' refere-se às árvores da família das Hipocastanáceas, e sobretudo à espécie mais comum na Europa: Aesculus hippocastanum.
Até ao fim do séc. XIX pensou-se que esta era originária das montanhas da Índia (razão de ser do seu nome vulgar), vindo a descobrir-se que afinal nascia nas zonas montanhosas da Grécia e Turquia.

7 comentários :

OLima disse...

Olá,
Acabei de saber da existência deste blogue. Parabens pelas fotos maravilhosas e textos com substância. Prometo regressar.

Anónimo disse...

Todos os dias se aprende.Nas férias ,passadas no entro da europa vi em agosto imensos castanheiros e lá andei apanhando as suas enormes castahas.Devem ser frutos de castanheiros da india ,pelo que li agora aqui.Vou ver se cosigo fazer germinar aqueles frutos.Depois lhe mando foto.Annie hall do outsider

manueladlramos disse...

;-)

Anónimo disse...

para que saibas um pouco mais sobre esse castanheiro da india!sabias que tem valor nutritivo muito elevada?5Kg de carne = 1Kg de castanha da india seca.interessante não?E sabias também que as suas folhas sao benéficas para as varizes e para a próstata?Bom!!!

Manuela D.L.Ramos disse...

A ler:Horse-chestnut and Sweet Chestnut ? two unrelated trees

Anónimo disse...

Gostava de saber como é o preparado das folhas para beneficios de varizes e prostata.

André disse...

Gostaria de saber como extrair o óleo castanha da índia?