Castanheiro-da-Índia
Folhagem do castanheiro-da-Índia
Enquanto os ouriços ainda estão na árvore-mãe a aproveitar as suas últimas semanas de gestação, as castanhas-da-Índia já se espalham pelo chão e ontem, em Serralves, vimos mais uma vez pessoas a mordiscá-las (não sei se algumas as chegarão mesmo a comer). Claro que aproveitámos logo para dois dedos de conversa...
Todos os anos, no S. Martinho pelo menos, se fala de castanhas e não seria inoportuno aproveitar essa ocasião para ensinar aos mais pequenos, e por arrasto aos crescidos, que o "vulgar" castanheiro e o castanheiro da Índia, que deixam nesta altura do ano cair as suas grossas sementes semelhantes a gordas e luzidias castanhas, são espécies bem distintas.
E alertar também para o facto de que as castanhas-da-Índia não são comestíveis, sendo costume entre nós utilizá-las contra a traça, nos roupeiros e nas cómodas. Tradicionalmente (no médio Oriente) eram dadas ao gado, sobretudo equino, mas só depois de as submeterem a diversos tratamentos para lhes retirarem o amargor.
Castanhas-da-Índia ................................................Castanheiro-europeu
fotos: manueladlramos -0409
Ao passo que o castanheiro comum (Castanea sativa) pertence à família das Fagáceas, a designação de 'castanheiro-da-Índia' refere-se às árvores da família das Hipocastanáceas, e sobretudo à espécie mais comum na Europa: Aesculus hippocastanum.
Até ao fim do séc. XIX pensou-se que esta era originária das montanhas da Índia (razão de ser do seu nome vulgar), vindo a descobrir-se que afinal nascia nas zonas montanhosas da Grécia e Turquia.



7 comentários :
Olá,
Acabei de saber da existência deste blogue. Parabens pelas fotos maravilhosas e textos com substância. Prometo regressar.
Todos os dias se aprende.Nas férias ,passadas no entro da europa vi em agosto imensos castanheiros e lá andei apanhando as suas enormes castahas.Devem ser frutos de castanheiros da india ,pelo que li agora aqui.Vou ver se cosigo fazer germinar aqueles frutos.Depois lhe mando foto.Annie hall do outsider
;-)
para que saibas um pouco mais sobre esse castanheiro da india!sabias que tem valor nutritivo muito elevada?5Kg de carne = 1Kg de castanha da india seca.interessante não?E sabias também que as suas folhas sao benéficas para as varizes e para a próstata?Bom!!!
A ler:Horse-chestnut and Sweet Chestnut ? two unrelated trees
Gostava de saber como é o preparado das folhas para beneficios de varizes e prostata.
Gostaria de saber como extrair o óleo castanha da índia?
Publicar um comentário