30/09/2006

BI em 6 alíneas - para o bem e para o mal


Tília de Nuzedo revisitada - Maio de 2006

Gostamos:

1) Da figueira do Campo Alegre que obriga quem passa a vergar-se como crente diante do altar. Não porque no emaranhado da copa se oculte Nossa Senhora, nem por obediência a um impulso pagão de adoração da Natureza: é que quem não se acautela esbarra com a cabeça em cheio nos ramos. Eis pois a figueira-soldado, de braços armados estendidos sobre o passeio, reconquistando o espaço que a cidade roubou à árvore: gostamos dela mesmo que os seus figos não se aproveitem, e mesmo quando perde uma batalha (foi podada há poucos dias).

2) Da árvore que nos empina o pescoço para vermos até onde ela vai.

3) Da árvore vaidosa (como a tília ou a araucária) que vive afastada das irmãs e, contra um fundo luminoso de verdes e azuis, se põe a jeito para a foto promocional.

4) De bosques e alamedas onde árvores de outra índole, assustadiças como pássaros, fogem do fotógrafo escondendo-se umas atrás das outras.

5) Das camélias. De todas as flores. De canteiros & canteirinhos. Do que não é sizento.

6) Do poeta que, do fundo da inesgotável arca, regurgita para nossa edificação esta inédita Autopsiblografia:

Aquele ali é blogueiro:
Bloga tão completamente
Que publica quanto sente
Sem nunca pensar primeiro.


****************************************

A quem passar a corrente? A alguém que já colaborou connosco e é a perfeita antítese do blogueiro retratado na quadra. E, como a bola nos veio de Coimbra, nada melhor do que devolvê-la à procedência.

4 comentários :

por um fio disse...

Olá! Vim aqui fazer uma visita motivada pelas saudades... saudades do vosso blog que já visitei mais regularmente, saudades das vossas árvores.
Hoje publiquei em «Palavras ao Vento» um post dedicado à árvore (com uma história muito bonita), depois de ter sido visitada por outro blog que também tinha dedicado à arvore um poema lindissimo...
Não somos «blogueiras», mas a cadeia estabelece-se assim...
Até sempre!
T. de PorUmFio

eduardo b. disse...

É só responsabilidades e mais responsabilidades...

Paulo Araújo disse...

T: Já fui lá ver as palavras ao vento, e gostei muito das ilustrações. É só essa a edição que falta do Livro do Desassossego.

Eduardo: pois, as responsabilidades. Nós nem perguntámos que desgraças nos aconteceriam se quebrássemos a corrente. Mas com estas coisas não se brinca.

bettips disse...

Tudo o que temos gostado e estamos a gostar. Perfeitamente sintónica(?). (Dito assim por causa da tal celebração com que nos enchem de cacofonias). Aqui vos deixo o meu estandarte/sorriso e um Abç