19/07/2007

É fogo que arde e bem se vê


Eucalipto-de-flor-vermelha - Liceu Rodrigues de Freitas - Porto

Eucalyptus ficifolia ou Corymbia ficifolia: qual destes nomes científicos devemos usar? Em 1995, os cientistas Hill e Johnson, baseando-se em estudos genéticos, decidiram que um certo grupo de eucaliptos com características semelhantes tinha condições para declarar a independência; nascia assim, de uma cisão do género Eucalyptus, o género Corymbia. Só que a história não termina aí, pois um outro cientista, Ian Brooker, publicou em 2000 um artigo em que defendia a opinião oposta: o género Eucalyptus não tinha nada que ser dividido; pelo contrário, até devia ser alargado para abarcar ainda o género Angophora. O resultado desta divergência taxonómica é que hoje é tão correcto usar Eucalyptus ficifolia como Corymbia ficifolia: a escolha fica ao gosto de cada um. De facto, a edição mais recente, de 2003, de uma obra de referência sobre flora australiana, Australian Native Plants, de John W. Wrigley e Murray Fagg, apesar de mencionar a controvérsia, opta, em todos os casos, pelo nome Eucalyptus em detrimento de Corymbia.

Leia neste artigo de Jim Barrow (que não toma partido por nenhum dos lados da contenda) uma discussão mais pormenorizada do assunto.

4 comentários :

a d´almeida nunes disse...

Antes mesmo de tomar partido por um nome ou outro - para isso há que ter uma formação na área da Botânica, que não se consegue só com a curiosidade - gostaria de colocar aqui uma questão que considero fundamental. Então não há nenhuma organização internacional (dependente das Nações Unidas, por exemplo) que funcione como autoridade reconhecida nesta matéria, tão importante, que é o sabermos com exactidão, a classificação cintífica das espécies arbóreas do planeta Terra?
Nem nisso conseguimos pôr-nos de acordo?
António Nunes

Victor Sousa disse...

Olá!


Meu nome é Victor moro no Brasil e gostaria de adquirir algumas sementes desse eucalipto. Alguém poderia me ajudar?
Desde já, agradeço a atenção de todos.

Meu email: victor.a.j.sousa@gmail.com ou victor_sousa@yahoo.com.br

Victor Sousa

Anónimo disse...

Ola vivo no Centro Oeste de brasil e gostaria adquirir sementes deste Eucalipto!
Desde ja lhes agradeço!!!
(paulocesar589@hotmail.com)

Paulo Araújo disse...

Como estamos em Portugal, não temos maneira de o ajudar. Talvez algum nosso leitor brasileiro o possa fazer.